"10 Dimensões" debate relações entre arte e ciência na UFPB

Evento, realizado  em parceria com UFRN, IFRN  e Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), tem início nesta quinta-feira (29) em João Pessoa

A complexidade das relações entre arte e ciência proporcionadas pelas novas tecnologias e pelo aparato científico como espaço de investigação artística. Este é um dos temas do evento “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia”, que será realizado a partir desta quinta-feira (29) até a sexta-feira (30), no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus de João Pessoa. O evento, coordenado pela professora Marta Penner, é promovido pelo Departamento de Artes Visuais (CCHLA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGC) da UFPB.

Integram a programação do “10 Dimensões” os eventos 15ª Dimensão Ciências e Ciclo 2 do Projeto na Área de Arte e Tecnologia que contam com a participação de artistas e pesquisadores que transitam entre arte e ciência. Eles farão palestras e apresentações de seus trabalhos para o público, envolvendo desde  jogos que captam as ondas cerebrais ao uso de nanotecnologia. Também vão abordar sobre a interatividade entre o organismo do usuário (sinais neurofisiológicos e ondas cerebrais) e o computador (games) pelo emprego de bio-interfaces a investigações que discutem as relações entre a filosofia da ciência e a estética.

Entre outros assuntos, será discutida a complexidade das relações entre as determinações da criação poética e a lógica científica. Também são parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern). O contato poder ser feito pelo telefone (83) 3216-7264.

Dia 29 – 17h30

Palestras com Anna Barros (“Navegando pela luz”), Rachel Zuanon (“Bio-Interações: processos de criação colaborativa entre organismo do usuário e computador”)

Dia 30 – 17h30

Mesa–redonda sobre “A complexidade das relações entre arte e ciência”, tendo como debatedores os professores Anna Barros (Universidade Estadual Paulista/Unesp) e Rachel Zuanon (Universidade Anhembi-Morumbi), ambas de São Paulo, e Eduardo Pellegero (UFRN)