23º Compós abre inscrições para submissão de trabalhos

Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação acontece de 27 a 30 de maio, no Pará; inscrições até 17 de fevereiro

A Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, realiza a 23ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), que acontece de 27 a 30 de maio, na cidade de Belém-PA. As inscrições para envio de trabalhos já foram abertas e podem ser feitas através do site http://www.compos.org.br/ até o dia 17 de fevereiro.

De acordo com a organização, a proposta do evento é possibilitar aos participantes um olhar sobre o crescente empenho e desenvolvimento das pesquisas em Comunicação na Amazônia. “A iniciativa representa um marco na direção de regionalização e combate às assimetrias existentes entre as regiões, em se tratando de formação pós-graduada quanto do desenvolvimento da área da Comunicação”, diz a coordenadora do PPGCOM/UFPA, Maria Ataide Malcher.

Na programação haverá oficinas sobre Comunicação e Cibercultura, Comunicação e Política, Cultura das Mídias, Estudos de Televisão, Estudos de Jornalismo, entre outros, coordenadas por professores de diversas universidades do país. Já a abertura será ministrada pelo professor de Mídia, Comunicação e Teoria Social do Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economics, Nick Couldry. O foco da apresentação é o poder simbólico conferido historicamente às instituições midiáticas e a maneira que estas contribuem para os diferentes aspectos de organização societária (social, política, cultural, econômica, ética).

Professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba que desejam participar do simpósio e assistir as palestras devem pagar uma taxa de inscrição nos seguintes valores: R$ 300 para docentes e R$ 216 para alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Mais informações, através dos telefones (91) 3201-8699 e (91) 9110-3296 ou pelo e-mail compos2014.belem@gmail.com. Já a programação completa pode ser conferida em http://compos.org.br/encontro2014/.

Compós

Tendo o apoio da CAPES e do CNPq, desde o início de suas atividades, a Compós reúne atualmente 42 Programas de Pós-Graduação associados e tem como espaço principal de discussão, o encontro anual que realiza há mais de 20 anos. Além da reunião dos 15 Grupos de Trabalho (GTs) que integram a Associação, o evento tem espaço para a promoção do “Seminário Internacional” que, desde 2004, é realizado com o objetivo de fomentar o diálogo nacional e internacional para o crescimento da área.

Nessa perspectiva, a cada ano a Compós empenha-se em convidar pesquisadores alinhados com as principais temáticas pesquisadas no país, o que sem dúvida contribui para o fortalecimento teórico-metodológico da produção e pesquisa em Comunicação no Brasil.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)