Ação solidária de instituições ajuda a comunidade pessoense

Neste ano, o Trote Solidário na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será sobre doação de sangue e medula óssea, em parceria com o Hemocentro da Paraíba. Acadêmicos doarão sangue e amostras para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea durante todo o dia 23 deste mês.

“O trote marca o principio de uma vida acadêmica e não há nada melhor do que iniciar esse ciclo com uma boa ação”, defendeu a estudante de Comunicação Ranny Sonalle, uma das organizadoras do evento.

Em nota publicada em uma rede social, os organizadores, veteranos do campus I, explicam que o trote, como rito de passagem, marca a transição do ensino médio e iniciação da vida acadêmica. Mas, muitas vezes, a celebração tem sido praticada de maneira oposta aos valores humanistas, representando, em algumas universidades, um ritual de violência e agressão contra o calouro. Neste ano, práticas como essas foram trocadas por uma ação de responsabilidade, movida pelo sentimento de ajuda ao próximo. Visando mudar a antiga perspectiva, a solidariedade começa a ser estimulada nos trotes da UFPB.

"Esta iniciativa visa promover a responsabilidade social, que também faz parte da formação acadêmica, gerando frutos positivos para a sociedade e valores de um cidadão com consciência de que pode mudar o meio em que vive", disse, na nota, a acadêmica em Serviço Social Magdala Buarque.

O trote solidário já conta com a adesão da Faculdade Santa Emília de Rodat e com o apoio da Banda Eva e da Banda Mais Bonita Cidade, mostrando que o movimento em prol do próximo está crescendo.

Sobre a ação

As doações de sangue e o cadastro como doador voluntário de medula óssea serão realizados em uma unidade móvel do Hemocentro, que ficará estacionada na Central de Aulas do Campus I da UFPB, no dia 23 de março, das 8h às 17h. Alunos da Faculdade Santa Emília de Rodat virão em uma Caravana Solidária, para participar das doações.

Link do evento:

Mais informações podem ser obtidas com os organizadores: Magdala Buarque (81) 8643-8335, Paulo Ferreira (83) 8690-1851 e Ranny Sonalle (83) 9936- 6519.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria