Aberta a chamada "Meninas nas Exatas, Engenharias e Computação"

Estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil; despertar o interesse vocacional de alunas da Educação Básica e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica; e combater a evasão que ocorre, principalmente nos primeiros anos, de meninas dos cursos de graduação nessas áreas. Esses são os principais objetivos da Chamada "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação", lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A iniciativa, que representa um investimento total de R$ 3 milhões, estimula a aproximação das escolas públicas da Educação Básica com as Instituições de Ensino Superior. O projeto pode contemplar até cinco escolas públicas e deve envolver alunas do Ensino Fundamental a partir do 6º ano e/ou do Ensino Médio.

As propostas podem ser enviadas até 5 de outubro de 2018.

Sobre a Chamada

As escolas deverão se comprometer em garantir condições para realização das atividades do projeto e escolher um(a) docente, da área de ciências, matemática, física, química, computação ou tecnologias, que se responsabilizará por organizar as atividades do projeto na escola.

Cada proposta deve prever, de acordo com o número de escolas públicas envolvidas no projeto, a participação de até três alunas de graduação e de três a 15 alunas da Educação Básica. Alunas e professores participantes dos projetos receberão bolsas de iniciação científica e apoio técnico, respectivamente.

Veja a Chamada para obter as informações completas sobre critérios, condições e exigências.

ACS | publicado por Rita Ferreira, com informações da Comunicação Social do CNPq.