Abertas as inscrições para Congresso de Literatura e Ecocrítica na UFPB

Estão abertas as inscrições para participação de expositores e ouvintes do III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica (CILE 2016) que acontece de 29 a 31 de agosto na Universidade Federal da Paraíba, Campus I,  João Pessoa. A programação inclui palestras de pesquisadores internacionais convidados, workshops e atividades culturais.

O pagamento das inscrições pode ser feito até 20 de agosto. Os interessados em apresentar trabalho científico só devem pagar a inscrição após aprovação da proposta via resumo. O valor da taxa depende se o interessado é professor, aluno de pós-graduação ou graduação. Os professores da Educação Básica estão isentos. Maiores informações através do e-mail contato@ecocritica.com.br e do site http://ecocritica.com.br/.

Os interessados em apresentar trabalho científico podem se inscrever até sete de junho. É necessário enviar resumo via sistema de submissão de trabalhos disponível no site do evento.

As propostas coletivas são de painéis, já as individuais contam com comunicação em mesa redonda e apresentação de banner sobre natureza, meio ambiente e ecocrítica. Elas precisam estar adequadas a uma das linhas temáticas do Congresso que são poesia e prosa, mídia, ecofeminismo e outros discursos ecocêntricos, ética e direito animal, ecolinguística e sustentabilidade, cordel, culturas ameríndias, africanas e afrodescendentes, projetos educacionais e direito animal na escola.

Segundo a Organizadora Geral, Professora Zélia Monteiro Bora, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o evento oportuniza o encontro de profissionais de diferentes áreas para discutir formas de engajamento em favor da natureza e de todos os seres. O congresso é a Primeira Conferência Bienal da Associação de Literatura e Ecocrítica ASLE-Brasil em fase de fundação. “Este fato marca definitivamente o comprometimento acadêmico no país sobre a relação entre os estudos de artes, filosofia, lingüística, direito e as questões ambientais. A todos que desejarem compartilhar conosco esse momento histórico, estendemos as nossas boas vindas”.

Os convidados são os professores Scott Slovic, membro fundador da Associação de Literatura e Ecocrítica (Estados Unidos), e Mirian Carballo, da Universidade de Córdoba (Argentina), o escritor Felix Hugo Noblecilla (Peru) e o professor promotor Heron Gordilho (Brasil/UFBA).

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)