Abertas as inscrições para o I Workshop Norte-Nordeste de CFD

Com o objetivo de divulgar a tecnologia de software computacional conhecida como CFD ou dinâmica dos fluidos estão abertas as inscrições para o “I Workshop Norte-Nordeste de CFD Aplicada à Engenharia e Ciências Correlatas (I WCFD)”. O evento, pioneiro no Nordeste, vai acontecer de 12 a 14 de junho e tem caráter científico e tecnológico. Vai reunir profissionais, estudantes e pesquisadores das engenharias e ciências correlatas como física, matemática, meteorologia, de diversas universidades, com a participação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O I Workshop Norte-Nordeste de CFD pretende tornar o ensino da dinâmica dos fluidos computacional e simulação computacional uma ferramenta presente nos cursos de graduação da engenharia e ciências correlatas. Assim, poderá contribuir para aperfeiçoar os processos da indústria paraibana através da tecnologia do software computacional. O evento pretende chamar a atenção das empresas regionais para a redução dos custos através de experimentos científicos com a técnica de simulação de processos nos segmentos das indústrias mecânicas, naval, petrolífera, química, civil, farmacêutica, aeroespacial, entre outras.

O estudo da dinâmica dos fluidos com o objetivo de otimizar processos e gerar lucros é o foco de mais de quarenta pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande. O evento se propõe a ser um elo com a indústria, de modo a viabilizar aplicações industriais dos processos de simulação computacional do escoamento de fluidos. As áreas de interesse industrial e científica são óleo e gás, aerodinâmica, energia eólica, dispersão de poluentes, sistemas terrestres, químico e petroquímico, bebidas e alimentos, biocombustíveis metais, mineração, papel e celulose e fármacos.

O evento terá a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco e Unicamp.

O QUE É CFD?
CFD é um conjunto das técnicas de simulação computacional usadas para predizer os fenômenos físicos ou físico-químicos associados a escoamentos de fluidos que ocorrem nas indústrias: Mecânica, Naval, Petrolífera, Petroquímica, Química, Farmacêutica, Civil, Meteorológica, Aeroespacial, Elétrica, entre outras correlatas.

Mais informações sobre cursos e palestras do evento, além das inscrições no endereço eletrônico www.workshopcfd.com.br; as inscrições podem ser feitas até a quinta chamada de pagamento no dia do evento; telefones (83) 3507-2512, 9971-1436.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria