Abertas inscrições para workshop internacional sobre resistência antimicrobiana

Para encerrar um trabalho de dois anos de cooperação com a Universidade do Estado de Ohio (EUA) e a Universidade de Nottingham (Reino Unido), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o workshop Aplicação de métodos genômicos avançados na prevenção da resistência antimicrobiana na interface animal-homem-ambiente, nos dias 18 a 20 de outubro. O evento será realizado no Nord Luxxor Cabo Branco e é voltado a estudantes, professores e pesquisadores da área de saúde.

Segundo o professor do departamento de zootecnia, Celso Oliveira, o workshop tem como objetivo “oferecer ao público alvo das diferentes áreas de saúde, ambiente para interação e discussão interdisciplinar ampla sobre métodos avançados no combate ao problema do aumento de resistência a drogas antimicrobianas, que representam 70% das doenças infecciosas em humanos”. Ainda de acordo com o professor,  o tema tem ganhado notoriedade em diversos países e é considerado um problema em escala global, que pode causar impacto devastador e sem precedentes, dado um cenário de crescente mobilidade de pessoas e alimentos entre diferentes regiões.

“Nossa expectativa é que depois desses dois anos de projeto possamos continuar a desenvolver parcerias internacionais, com pesquisas de maior qualidade e formação dos pesquisadores e estudantes de pós-graduação”, avalia Oliveira. Além das pesquisas, o projeto permitiu intercâmbio de estudantes de pós-graduação com as universidades parceiras.

O evento tem vagas limitadas e é aberto a toda a comunidade acadêmica interessada no assunto. Além de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, o workshop apoiará a vinda de estudantes e jovens pesquisadores da América Latina e do Caribe, com auxílios para transporte, taxa de inscrição e passagens, por meio de parceria com a United Nations University (UNU/ONU).

Para mais informações e inscrições, acesse: https://giiworkshop2017.wixsite.com/giiws.

ACS | Lis Lemos