Academia de Ciências inscreve para Programa de Estágio

ImprimirImprimir

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Esse é um programa de estágio ao qual podem se inscrever alunos matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A inscrição dos candidatos aos estágios deverá ser feita através do formulário eletrônico.

 

O programa levará os alunos para estagiar nos laboratórios de Membros Titulares das seções de Ciências da Vida da Academia Brasileira de Ciências. A seleção dos alunos será feita pela Comissão de Avaliação do Programa e o resultado será divulgado no dia 11 de setembro.

 

Os estágios de treinamento serão realizados durante o período das férias acadêmicas de verão (8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018), em regime de tempo integral. A continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial é aspecto importante do programa e deve ser estimulada após o retorno dos universitários às suas instituições de origem. Os estudantes que demonstrem talento e vocação para a atividade científica poderão participar do programa em anos sucessivos.

 

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas, criado pela Academia Brasileira de Ciências em 1994 e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), se destina a estimular vocações científicas na comunidade universitária. A escolha do nome do professor e neurofisiologista, Aristides Pacheco Leão, para este programa representa justa homenagem da Academia Brasileira de Ciências a seu Presidente Emérito.

 

O objetivo principal do programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas.

 

Os recursos financeiros do Programa provêm de auxílio concedido pela Capes à Academia Brasileira de Ciências, na forma de diárias (totalizando R$ 3.200,00) e passagens de ida-e-volta entre as Instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos Acadêmicos. A Academia Brasileira de Ciências não providencia acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários.

 

Os recursos disponíveis para o programa permitem acolher até 30 (trinta) universitários do País nos laboratórios participantes do Programa nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde.

 

Para mais informações e para ter acesso ao material de divulgação, entre na página através do link www.abc.org.br/apleao2018.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: