Academia de Cinema propõe convênio à UFPB

A Reitora Margareth Diniz recebeu em seu gabinete, sexta feira (21), representantes da Academia Paraibana de Cinema (APC) e professores da instituição para apresentação de proposta de criação do Memorial do Cinema Paraibano.

O presidente da APC, Wills Leal e o vice-presidente Alex Santos estiveram no gabinete da Retiroria acompanhados dos acadêmicos Manoel Jaime Xavier, Damião Ramos Cavalcante, João de Lima, José Bezerra Filho e Carlos Trigueiro.

O objetivo da visita foi a apresentação de uma proposta de convênio, entre a APC e a UFPB, no sentido da criação do Memorial do Cinema Paraibano, que poderá funcionar no novo Centro de Cultura e Artes, que está sendo construído ao lado da Reitoria da UFPB, no campus de João Pessoa.

Após fazer um breve relato sobre a história e as potencialidades do cinema no Estado, Wills Leal disse que o Memorial é um antigo anseio da classe cinematográfica paraibana, fazendo um relato completo sobre a proposta.

Metas da proposta

Com o suporte da Academia Paraibana de Cinema, que reúne profissionais nos seus mais distintos segmentos de áudio e vídeo, o Memorial a ser criado não se limitará apenas à preservação dos acervos, nomes e feitos cinematográficos. Servirá de pólo irradiador de conhecimento e pesquisa aos alunos dos cursos de Comunicação Social e Mídias Digitais, da UFPB, e junto à Sociedade, valorizando ainda mais a rica história do cinema paraibano e dos que dele fizeram e ainda fazem parte.

O Memorial do Cinema Paraibano será criado através de ato legal, tendo como metas: indicar profissionais de cinema para gerir o Memorial; capacitar pessoal para atuar profissionalmente junto ao órgão; adquirir, através de compra ou doação os acervos de cinema existentes no Estado; catalogar, classificar, diagnosticar os diversos acervos então adquiridos; gerir os acervos em acomodações apropriadas à sua conservação e providenciar, administrativamente, as estratégias de divulgação do MCP.

A reitora Margareth Diniz mostrou-se bastante interessada no assunto, marcando de imediato para após os festejos juninos um novo encontro com a comissão da APC, quando será de fato elaborado o convênio, com a participação dos setores técnicos da própria universidade.

O presidente da APC e os demais integrantes da Academia de Cinema saíram otimistas com a receptividade da reitora Margareth Diniz sobre o assunto, que segundo Wills Leal representa um programa de interesse de ambas as instituições.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ assessoria - Foto: Oriel Farias