Agence Universitaire de la Francophonie confirma adesão da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi confirmada como membro associado da Agence Universitaire de Francophonie (AUF), em comunicação enviada à reitoria, em 29 de janeiro, pelo Escritório das Américas da entidade.

“Estamos confiantes de que sua instituição contribuirá significativamente no desempenho da realização da missão, dos objetivos e das prioridades da AUF. Como membro, sua instituição agora tem acesso a uma rede global de instituições, além de seus acadêmicos e pesquisadores francófonos”, diz a carta oficial assinada pelo presidente da agência Sorin Mihai Cîmpeanu.

A AUF, criada em 1987 e com sede em Montreal, é uma associação global de instituições de ensino superior e pesquisa que reúne cerca de 850 instituições acadêmicas de mais de cem países, distribuídas por cinco continentes. Somente no âmbito do Escritório das Américas administra uma rede institucional de 80 membros, em 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai. É, ainda, operadora de ensino superior e pesquisa no Sommet de Francophonie.

As ações implementadas pela AUF têm os objetivos de contribuir para a qualidade da formação, pesquisa e governança; melhorar a empregabilidade e a integração profissional dos graduados; e fortalecer o envolvimento das universidades no desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades.

Com a adesão, a UFPB pode participar de projetos entre instituições membros e ser acompanhada no planejamento de seus próprios projetos. Alunos e docentes da universidade podem apresentar propostas nos diversos editais da AUF, notadamente, os relacionados aos auxílios de mobilidade.

A UFPB também pode se beneficiar de ferramentas e recursos educacionais que favorecem o acesso às tecnologias da informação e comunicação para o ensino e a pesquisa, além de ser apoiada no desenvolvimento de parcerias, entre outros benefícios.

A AUF encaminhará chamadas e editais para divulgação pela Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI/UFPB). Os interessados podem, ainda, acompanhar pelo site da AUF.

ACS | Rita Ferreira