Agricultores agradecem Reitora por novo local da Feira Agroecológica na UFPB

A Associação dos Agricultores da Várzea Paraibana, entidade que congrega agricultores de sete municípios do Estado, agradeceram a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, pelo aumento do faturamento da Feira Agroecológica – Ecovárzea, realizada todas as sextas-feiras no campus I – João Pessoa, numa visita que a dirigente universitária fez hoje (14) à feira, a convite de seus coordenadores.

Acompanhada de alguns assessores , a Reitora foi recebida com entusiasmo pelos agricultores que ali comercializam hortifrutigranjeiros orgânicos, agradecendo a ela pela mudança do local da feira, “o que fez com que nosso faturamento aumentasse mais de 50%, passando de 5 mil reais para 8 mil reais por semana, em média”, disse Washington Aureliano Santos, assessor da Ecovárzea.

De acordo com ele, são aproximadamente 25 agricultores/comerciantes que todas as sextas-feiras trazem seus produtos agrícolas e artesanais para vender, e que, a partir deste ano, foram localizados numa área excelente para tal atividade.  “Antes estávamos numa área de terra por trás do Restaurante Universitário (RU) que, quando era verão, levantava muita poeira prejudicando nosso comércio. E quando era inverno, vivíamos na lama, o que afugentava a clientela”, revelou.

Centro de Vivência

Num entendimento havido no início deste ano entre a Ecovárzea e a Reitora, a feira foi desde então localizada ao lado do Centro de Vivência, próximo ao DCE, uma área muito bem arborizada, calçada, com banheiros e barracas padronizadas doadas pela UFPB.

Segundo Washington Santos, isso trouxe melhores condições de trabalho àqueles agricultores e aumentou a frequência de clientes à feira, “aumentando  significativamente o nosso faturamento”, revelou.

Melhoramentos

Depois de percorrer a feira e conversar com os comerciantes e agricultores, a Reitora, num café a base de tapioca e suco verde, conversou com os coordenadores do evento discutindo com eles melhorias que podem vir a ser implantadas brevemente na feira, utilizando conhecimentos e produtos desenvolvidos na própria UFPB.

Ao final da visita, a Reitora foi presenteada com uma caixa dos produtos hortifrutigranjeiros orgânicos plantados e comercializados pelos agricultores da Ecovárzea.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira)