Aluna da UFPB lança primeiro 3D estereoscópico da Paraíba

O curta “Cinco minutos”, de Priscilla Durand, recebeu apoio do Decomtur e Lavid da UFPB, sendo exibido nesta sexta-feira (16), às 10h, Campus de João Pessoa

Será exibido, nesta sexta-feira (16), às 10h, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, o primeiro filme em 3D (três dimensões) estereoscópico produzido na Paraíba: o curta-metragem “Cinco minutos”, de Priscilla Durand. Ela é estudante do curso de Comunicação Social (habilitação em Rádio e TV), do Departamento de Comunicação e Turismo (DecomTur) da UFPB, e o vídeo integra o resultado final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Priscilla diz que uma das influências para a produção de “Cinco minutos” foi o lançamento do filme “Avatar” (2009). “Eu já atuava no mercado de trabalho como produtora e desde cedo fui apaixonada por cinema em 3D. Após a chegada de “Avatar”, o cinema em 3D voltou a ficar em alta. Sendo assim decidi deixar um pioneirismo de pesquisa na área assim com fazer o primeiro vídeo em 3D”, revelou. Segundo ela, após pesquisar intensamente, descobriu que havia possibilidades de fazer um trabalho com duas câmeras iguais ou com uma câmera em 3D. “Resolvi comprar uma câmera simples que filmasse em 3D e fazer essa experiência”, decidiu.

Priscilla Durand explica que há duas formas de exibir o filme: em 3D anáglifo (através do uso de óculos de papel de celofane azul ciano) ou de forma polarizada (com óculos de plástico). “Na própria UFPB, por meio do meu orientador David Fernandes, fizemos uma parceria com o Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital), que me emprestou uma TV 3D e óculos polarizados para poder exibir o material”, disse a diretora de “Cinco minutos”, destacando que a câmera utilizada foi uma Sony Bloggier 3D.

Para a estudante, 3D é uma linguagem nova a ser trabalhada, cheia de possibilidades de crescimento no mercado e na área acadêmica. “Esse campo pode ser aberto para atuação de artistas, comunicólogos, cineastas e entusiastas, sendo mais uma opção de representação de conteúdo em ascendência”, observou. Priscilla acrescentou que, em janeiro de 2012, haverá outras sessões de exibição do vídeo “Cinco minutos”, com datas ainda a serem confirmadas.

“Cinco minutos” (ficha técnica)

Direção: Priscilla Durand

Assistente de direção: Rodrigo Quirino

Câmera e edição: Aderaldo Junior