Aluno do CI/UFPB cria aplicativo que facilita acesso a notas do Sisu

ImprimirImprimir

O estudante Lucas Lacerda, do curso de Engenharia de Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB, desenvolveu um aplicativo que, pela primeira vez, disponibiliza em um portal interativo as notas de corte de todos os cursos das universidades que participaram das três últimas edições do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, incluindo a edição de 2015. O portal foi lançado na última terça-feira, 13, e já obteve mais de oito mil acessos, segundo o estudante.

 

No link http://ltame.net/sisu/ os candidatos a vagas oferecidas pelas  instituições de ensino superior de todo o país que participam do Sisu podem acessar infográficos interativos e atualizados que apresentam as notas de corte, que indicam a pontuação do último candidato classificado em cada curso até o dia anterior. Durante o período de inscrição, uma vez ao dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados. Isso é feito com base no número de vagas disponíveis.

 

Em outro link http://ltame.net/sisu/lista-de-espera-ufpb.php é possível ver as notas finais da lista de espera da UFPB, com a opção de verificar a pontuação das últimas pessoas classificadas para os cursos da Universidade no Sisu 2014.

 

Lucas Lacerda , que está no quarto período do curso de Engenharia de Computação do CI, disse que tomou essa iniciativa ao ver a ansiedade de alguns colegas pela divulgação das notas do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e ao observar que o site Enem Simples http://www.enemsimples.info/ do Ministério da Educação não disponibiliza, em um mesmo infográfico, um quadro comparativo com as notas de corte das três últimas edições do Sisu, assim como também não oferece a opção de  visualizar, em uma mesma tabela, a evolução das notas  de corte  que o Sisu divulga, dia a dia, durante o processo de seleção anual.

 

O estudante, que tem 19 anos, já reúne algumas experiências no desenvolvimento de aplicativos que, através da compilação de dados, melhoram a experiência dos usuários na busca por informações.  No ano passado, Lucas Lacerda, em parceria com outros estudantes e sob orientação do professor  Ed Porto, do mesmo centro de ensino, foi um dos vencedores do Concurso Nacional de Aplicativos com Dados Abertos - Apps.Gov, realizado em Maceió-AL.

 

A equipe obteve segundo lugar no concurso ao compilar informações em diversos infográficos interativos, a partir de dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. O aplicativo oferece informações sobre os candidatos às últimas eleições e pode ser acessado em http://ltame.net/infografico/

 

Fonte: 
Madrilena Feitosa (Assessoria de Imprensa do CI), Fernando Caldeira e Jéssica Azevedo
Compartilhar: