Alunos da UFPB ganham Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica

Pesquisas de estudantes de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia, Campus I, conquistam os primeiro e terceiro lugares da promoção nacional

A Paraíba, representada por alunos da graduação em Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB), foi o grande destaque da entrega do ‘4º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica’, ocorrida recentemente na cidade catarinense de Joinville. Os discentes do CT conquistaram nada menos que os 1º e 3º lugares nacionais na categoria ‘Ensino Superior’ com suas pesquisas, sendo igualmente premiados os orientadores e a própria UFPB.

A primeira colocação na classe de pesquisa mencionada ficou com os alunos David Domingos Soares da Silva, Lipson Douglas de Oliveira Silva e Ewerton Freitas de Medeiros, pelo estudo ‘Dispositivo Dinâmico de Varredura Magnética para Caracterização do Grau da Corrosão sob Tensão em Parafusos’, orientado pelo professor Heber Sivini Ferreira. Já o terceiro lugar foi para Mickael Messias Rodrigues da Silva, com o trabalho ‘Determinação da Espessura de Nanorevestimento Através da Capacidade de Alinhamento de Domínios Magnéticos e Redes Neurais Artificiais’, sob a orientação do professor Josinaldo Pereira Leite.

A Ciser é uma empresa nacional fabricante de parafusos e porcas, sediada em Joinville (SC), onde ocorreu a premiação. Lá, os estudantes também visitaram as instalações da fábrica, assistiram a uma palestra sobre o tema inovação e interagiram com executivos da indústria.

O portal www.premiociser.com.br revela que “os projetos desenvolvidos pelos contemplados apresentam pesquisas para novos produtos e processos relacionados a fixadores, itens de grande importância para segurança e bom funcionamento de diversos objetos utilizados no dia a dia”.

Release sobre o evento postado naquele sítio informa ainda que “o prêmio é uma realização da Ciser e seus parceiros, como Gerdau Aços Brasil, SAP Brasil e HSBC Bank Brasil e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei)”.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CT