Alunos da UFPB são homenageados por Federação de Biologia

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFPB foram homenageados durante a XXVII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram homenageados com menção honrosa durante a XXVII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), evento realizado neste mês de agosto, em Águas de Lindóia, São Paulo. Os alunos de graduação Lima dos Santos e Thaís Bezerra Mangeon Honorato se destacaram no evento com o estudo sobre a fagocitose e a expressão e distribuição celular de proteínas transportadoras em células do sistema imunológico de ouriços-do-mar. A pesquisa tem a orientação do professor Luis Fernando Marques-Santos, e co-orientação da professora Patrícia Mirella da Silva Scardua, ambos docentes do Departamento de Biologia Molecular (DBM) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

O objetivo principal do estudo é entender os mecanismos moleculares e celulares que controlam a expressão destas proteínas nos mais diversos tipos celulares e a sua relação com os mais diferentes processos celulares. Tais proteínas também são encontradas em seres humanos e são responsáveis pelo insucesso do tratamento quimioterápico de diversos tipos de tumores, sendo alvo de estudos científicos desde a década de 1970.

A XXVII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental reúne estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros, sendo o maior evento nacional na área de Biologia Experimental. Leonardo Lima dos Santos e Thaís Bezerra Mangeon Honorato são estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFPB, bolsistas de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Os trabalhos realizados por eles têm o título "Investigação da atividade funcional da proteína ABCC1 em celomócitos do ouriço-do-mar *Echinometra lucunter*" e "Avaliação da capacidade fagocítica de celomócitos do ouriço-do-mar *Echinometra lucunter*". Outras informações sobre esse assunto podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.labid.comze.com ou pelo telefone (83) 3216-7646.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias