Alunos de pós-graduação em Ciências Agrárias visitam estação de pesquisa da Asplan

Alunos da disciplina Processos Trofobióticos de Proteção de Plantas, sob a coordenação do professor Marcos Barros de Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPB, campus de Bananeiras, realizaram visita técnica à Estação Experimental de Pesquisa da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).

A atividade ocorreu em 25 de maio e contou com a participação do diretor técnico da Asplan, Vamberto de Freitas Rocha, e do biólogo Roberto Balbino da Silva, coordenadores das equipes profissionais da estação de pesquisa.

A estação fica localizada em Camaratuba (PB) e é de propriedade da UFPB. No local, a Asplan mantém dois laboratórios de referência, que produzem controladores biológicos de pragas que atacam canaviais, como a broca comum e a Cigarrinha, da folha e da raiz. A produção atinge cerca de 12 milhões de vespas Cotesia flavips e cinco toneladas do fungo Metahizium anisopliae por mês, constituindo um dos maiores programas de controle biológico da América do Sul. Os laboratórios desenvolvem, ainda, a produção do fungo Beauveria bassiana, controlador da broca da bananeira.

A Asplan também fabrica rapadura e derivados da cana-de-açúcar, por meio de um engenho piloto, e desenvolve a multiplicação de variedades de cana, atuando como parceira do governo estadual na distribuição de cana-semente para produtores.

Associação – A Asplan é uma entidade representativa da classe dos plantadores de cana-de-açúcar do Estado da Paraíba, fundada em 27 de maio de 1957, que tem como finalidade defender os interesses de seus associados, produtores nas esferas pública e privada. Hoje conta com 1.800 associados, entre pequenos, médios e grandes produtores de mais de trinta municípios do Litoral, Agreste e Brejo Paraibano.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografias de Marcos Barros de Medeiros.