Alunos de teatro da UFPB participam de festival na Bélgica

O grupo do Núcleo de Estudos e Experimentações do Cômico vai apresentar a peça Clown Bar neste sábado (2), no Teatro Universitário Real de Liège

Os Bufões de Olavo, grupo de teatro surgido no Núcleo de Estudos e Experimentações do Cômico (NEECO) do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é o único representante do Brasil e da América Latina do 30º Encontro Internacional de Teatro Universitário (RITU 30), que acontece até o dia 3 de março na cidade de Liège, na Bélgica.

A peça que será apresentada é Clown Bar, com direção de José Tonezzi, que já participou do festival como ator no monólogo O Diário de um Louco, há cerca de vinte anos atrás. No elenco estão Angélica Lemos, Flávio Lira, João Brandão, Nyka Barros e Sávio Farias, todos alunos do curso de Teatro UFPB.

O festival reúne nesta edição grupos de vários lugares do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha e Alemanha, além de países como a Bielorrússia, a Estônia e Mali. A apresentação de Clown Bar está marcada para sábado, dia 02 de março, no Teatro Universitário Real de Liège, que pertence a universidade local.

“Nós estamos muito felizes com essa oportunidade. Achamos muito importante para o nosso trabalho poder apresentá-lo em um outro país, para um público internacional. E ao mesmo tempo que é gratificante, é também uma responsabilidade imensa representar o Brasil neste festival”, diz o ator Sávio Farias.

Clown Barestreou em 2010, na cidade de Ouro Preto, durante o XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Artes - ENEARTE. Desde então, o espetáculo tem se apresentado em diversos eventos teatrais e circenses da cidade de João Pessoa, sede do grupo. A peça também já passou por outras diversas cidades, como Recife, Fortaleza, Salvador, Campina Grande e Blumenau, tendo sido nesta última, o único representante do Nordeste a participar do 25º Festival de Teatro Universitário de Blumenau – FITUB, integrando tanto a Mostra Universitária Nacional como o projeto Palco Sobre Rodas, recebendo indicação de melhor ator para Sávio Farias e melhor atriz para Nyka Barros. Em novembro do ano passado, o espetáculo compôs a programação da 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo, realizada pela FUNESC.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria