Alunos em intercâmbio na UFPB celebram independência do Congo

Para celebrar o 57° aniversário de independência da República Democrática do Congo, estudantes congoleses que realizam intercâmbio na UFPB promoverão um evento nos dias 30 de junho e 1° de julho. De acordo com a coordenação, a intenção é proporcionar um enlace cultural de conhecimentos sócio-históricos, amizade e fraternidade entre congoleses, brasileiros e estudantes de outros países africanos.

O primeiro dia será dedicado a discussões sobre as intersecções entre Brasil e África, com início da programação às 13h, no Auditório do CCHLA, no campus I. Após abertura com atividade cultural e execução dos hinos nacionais do Brasil e do Congo, haverá uma mesa-redonda, seguida de debate.

Apresentarão temas, os professores da UFPB Wilma Mendonça (Língua como Instrumento Eficaz do Colonialismo e de Deseducação Africana), Elio Chaves Torres (Apresentação da República Democrática do Congo) e Antônio Novaes (A Tecnologia e a Saúde na África); o professor da UEPB Dieng Mamadou (Implicação da Língua Portuguesa no PEC-G); e o doutorando em Sociologia da UFPB Serge Katembera (Ciclos de Transições Políticas do Congo). O encerramento contará com atração cultural e lanche.

No sábado, 1° de julho, as atividades serão de caráter cultural e festivo, com música, dança e comidas típicas do Congo. A comemoração ocorrerá das 14h às 22h, na Casa de Festas, localizada na rua João Galiza de Andrade n° 246, bairro Bancários, em João Pessoa.

A comissão organizadora do evento é composta pelos estudantes Barnabé Gomes (CCS), Clareana Cendy (CE), Cristal Tshishimbi (CCAE), Grace Mutombo (CCHLA), John Boss (CT), Kabwe Kasind i (CSSA), Luis Celso Pina (CT), Mike Amisi (CCSA) e Seraphine C. Mukidi (CCS), sob coordenação de Heritier Kabamba Subissay (CT). A coordenação do projeto cultural é de Josenise Alcoforado Mendonça.

A iniciativa recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Comissão de Direitos Humanos da UFPB e da Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (Codisma).

Mais informações: (83) 9 9999-6150.

ACS | Lis Lemos e Rita Ferreira