Análise e Engenharia de Valor é tema de seminário no Centro de Tecnologia

A Universidade Federal da Paraíba e a Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor vão realizar nos dias 19 e 20 deste mês, no Campus da UFPB, em João Pessoa, o seminário “Inovação, Gestão do Valor e Qualidade”. O evento conta com o apoio do Sebrae da Paraíba.

O seminário será instalado às 15 horas do dia 19, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), em cerimônia presidida pela reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, com a participação do presidente do Conselho Regional do Senai-PB, Francisco de Assis Benevides Gadelha; o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar;  o presidente da ABAEV, Marcos Buzzato; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Orlando Vilar; e o diretor do Centro de Tecnologia, Antonio de Mello Vilar.

Em seguida terão início as palestras, começando com a abordagem do tema “007: Agente Duplo – Empreendedor X Universitário”, por Jorge Wanderley, fundador do Tot Coworking. Na sequência, acontecerá a palestra sobre “Inovações Sustentáveis”, de Laureano Silva, gerente de Negócios e Construção Civil - 3M do Brasil.

Depois, às 18 horas, Natal Colli, chefe de Desenvolvimento de Produtos da Fiat Automóveis, fará palestra sobre “Engenharia Reversa & Engenharia do Valor no Desenvolvimento do produto”. Às 19 horas, “Ações Lean 3P – Produtos, Processos e Pessoas”, será tema abordado pelo professor Arlindo Rodrigues da Silva, da Escola Politécnica de Minas Gerais.

A partir das 20 horas, o seminário terá prosseguimento com um debate sobre “A Regional Paraíba da Associação Brasileira de Engenharia e Análise de Valor”. No final, haverá um coquetel a ser servido aos convidados.

No dia seguinte (20), haverá minicursos sobre “Melhorias de funções de produtos, processos e serviços através da Engenharia e Analise do Valor”, ministrado por Marcos Buzzato, presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor (ABAEV).

O Surgimento da Análise e Engenharia de Valor esteve ligado à necessidade de materiais substitutos, de mais baixo custo e mais fácil obtenção, para a produção industrial durante a II Guerra Mundial. Análise de Valor e Engenharia do Valor (AV/EV) é um método sistemático para aumentar valor de um produto, projeto, sistema ou serviço por meio da identificação da avaliação das funções necessárias para o fornecedor e o consumidor. O objetivo da AV/EV é eliminar custos que não agregam valor ao produto ou serviço.

As inscrições podem ser feitas no local do evento, ou através da Secretaria do Centro de Tecnologia da UFPB (83-3216-7119 e 3216-7170), ou da Assessoria de Extensão (83-3216-7811. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aurelia.acuna@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias