Andifes lança nota em defesa da autonomia universitária

O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins, enviou nota da entidade em defesa da autonomia universitária e repudiando atitudes em contrário. A entidade representativa dos reitores das universidades federais defende a tese de que as decisões dos conselhos superiores das universidades devem prevalecer como norteadores da vontade acadêmica e administrativa

NOTA

A ANDIFES, Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior, é protagonista na luta pela Autonomia Universitária.

Durante décadas as Universidades através das suas comunidades acadêmicas vêm defendendo este princípio constitucional que estabelece nas nossas Universidades as condições necessárias e suficientes de liberdade para o pleno exercício da cidadania.

Assim sendo, decisões dos conselhos máximos das nossas Universidades devem prevalecer como norteadores da vontade acadêmica e administrativa, bem como servir como balizadores para o pleno desenvolvimento e estabelecimento da democracia, uma vez ferido o princípio Institucional da Autonomia Universitária as nossas Universidades perderão a capacidade de formar não só profissionais de qualidade, mas também cidadãos compromissados com a transformação do nosso tecido social.

Portanto, reafirmamos a importância da Autonomia Universitária e repudiamos atos contrários que venham a não preservar  este princípio Constitucional.

Reitor João Luiz Martins

Presidente da ANDIFES