Aplicativo VLibras é finalista em prêmio nacional de acessibilidade

ImprimirImprimir

O conjunto de softwares “Suíte VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para Libras, em Código Aberto e Distribuição Livre”, é finalista no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web na categoria Tecnologia Assistiva/Aplicativos. O VLibras foi criado pela equipe do Núcleo Lavid do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) e traduz textos, áudios e vídeos para Libras, a língua brasileira de sinais.

 

O prêmio Todos@Web é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, em parceria com o Comitê Gestor da Internet, o W3C Brasil, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Associação Brasileira das Agencias Digitais (ABRADI), Associação de Assistência à Criança Deficiente  (AACD) e Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

 

A finalidade é promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro.

 

No dia 14 de setembro está marcada a apresentação presencial para a comissão avaliadora, também no Rio de Janeiro. Cada finalista terá aproximadamente 15 minutos para apresentar as boas práticas do seu projeto.

 

Serão premiados projetos nas categorias Web Governamentais, Web Sociedade, Aplicativos Tecnologia Assistiva, além de Pessoas e Instituições. Concorrem com a ferramenta VLibras os aplicativos de acessibilidade AsesWEB e F123Access.

 

Link do Todos@Web:  http://premio.ceweb.br/.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria de Comunicação do CI
Compartilhar: