Assessor do Ministério das Comunicações visita Laboratório de Vídeo Digital da UFPB

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, e o assessor especial do Ministério das Comunicações, Rodrigo Soares, estiveram nesta quinta-feira (20) em visita ao Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) na unidade da UFPB em Mangabeira.

O encontro serviu para mostrar ao representante do Ministério das Comunicações os novos aplicativos que o laboratório do Centro de Informática está desenvolvendo e discutir as parcerias já existentes entre o LAVID e o Ministério.

De acordo com Rodrigo Soares, o trabalho piloto que o LAVID fez com a TV digital e a interatividade, e os avanços que continua fazendo nessa perspectiva é essencial para que daqui a alguns anos esses aplicativos, desenvolvidos na Paraíba, sejam utilizados no país inteiro pelo Ministério das Comunicações.

Para a reitora Margareth Diniz, é de extrema importância o reconhecimento, por parte do Ministério das Comunicações, do trabalho que tem sido realizado pelo Centro de Informática sobre TV digital e poder contar com o apoio do governo federal para continuar no desenvolvimento de tecnologia que vai auxiliar o dia a dia da sociedade.

De acordo com Guido Lemos, diretor do Centro de Informática da UFPB, é fundamental para universidade poder mostrar o que ela é capaz de produzir. “No caso do Centro de Informática, mais especificamente o LAVID, é importante que a sociedade conheça os projetos de acessibilidade e de cinema que estão sendo desenvolvidos , assim como pôde conhecer e utilizar o nosso trabalho em TV digital, que gerou um padrão internacional de tv.” “Hoje, nessa área de TV digital, damos capacitação não só aqui no Brasil, mas em vários países,” completou Guido Lemos.

Acompanharam a visita também o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), David Fernandes, o Superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Vagner, o diretor da TV universitária do Maranhão, Silvano Bezerra, o diretor do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), João Marcelo, além de professores do CCTA.

Ascom - Débora Freire (fotos: Allison Isidro)