Associação Paraibana de Cinema premia servidor da TV UFPB

A solenidade será nesta quarta-feira, às 19h, no Espaço Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego em homenagem ao Dia Mundial do Cinema

A Associação Paraibana de Cinema (APC) realiza nesta quarta-feira (28), a partir das 19h, no Espaço Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, uma homenagem especial ao Dia Mundial do Cinema que é comemorado em 28 de dezembro.

Da programação consta o lançamento de um edital da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a produção de dez curtas-metragens e assinatura de um protocolo de intenção para aquisição do acervo do cineasta Machado Bitencourt.

Na solenidade de hoje serão entregues os prêmios da Academia Paraibana de Cinema para os melhores curtas de 2011 no estado. A grande produção de curtas propiciou três bons representantes nas categorias ficção, documentário e experimental.

A Felicidade dos Peixes, de Arthur Lins, funcionário do Pólo Multimídia da UFPB, venceu como melhor curta de ficção. Já O Diário de Márcia, de Bertrand Lira, do Departamento de Comunicação da UFPB, foi escolhido como o melhor documentário e Ritmos, de Elisa Cabral e Laurita Caldas, venceu como melhor curta experimental. Há, também, premiações especiais para Marlene Alves, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pela grande contribuição ao cinema e a Mirabeau Dias, pela Coleção Memórias Paraibanas do Século XX.

Ainda fazem parte da programação, o anúncio do festival 'É Tudo Improviso' e do Projeto Curta Aqui, além do lançamento do média-metragem 'Antonachi' em blu-ray. Haverá também uma prévia do longa 'Tudo que Deus Criou' com Letícia Spiller, que tem lançamento previsto para o início de 2012.

“Tudo que Deus Criou”

O filme é o primeiro longa-metragem do premiado diretor paraibano André da Costa Pinto, e foi realizado em parceria com o produtor Adriano Lírio. As gravações foram realizadas em 2009 na cidade de Campina Grande.

“A Felicidade dos Peixes”

O filme A Felicidade dos Peixes, sugere uma observação das tipologias dos peixes de aquário de água doce. Dentre eles, uma televisão de 20’ exibe filmes de faroeste e uma mesa de jantar ostenta uma frondosa cesta de frutas tropicais. Vemos então o mais ordinário de todos os homens, que come, dorme, trabalha, copula e recebe cartas.

Segundo Arthur Lins, A Felicidade dos Peixes é baseado em suas percepções acerca do ambiente e das pessoas que o cercam, além de trazer a tona sua subjetividade.

“O Diário de Márcia”

O Diário de Márcia fecha a trilogia de Bertrand Lira sobre a intolerância sexual, da qual fazem parte Homens (2008), co-produzido com Lúcia Gaus, e O Rebeliado (2009), seu primeiro longa- metragem. No curta de 20 minutos de duração, Bertrand Lira conta a história de Márcia Gadelha, transexual, de 46 anos, pedagoga e cerimonialista da Câmara Municipal de João Pessoa. Ela será a primeira transexual da Paraíba a ser submetida ao procedimento de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo