O Seminário é uma realização da Associação Ame Down que congrega pessoas com Síndrome de Down, familiares, amigos e profissionais
Diversas ações são realizadas nesta sexta-feira (22), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB dentro da programação do “II Seminário sobre Síndrome de Down: Construindo a Cidadania” que começou nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21.
O Seminário é uma realização da Associação AME DOWN que congrega pessoas com Síndrome de Down, familiares, amigos e profissionais, promovendo a integração e a inclusão delas na sociedade, dando-lhes visibilidade, através de atividades que possibilitem minimizar preconceitos e potencializar suas habilidades.
A terceira palestra “Protagonismos da Síndrome de Down” abriu a programação com participação da advogada Taisa Dantas, Doutoranda em Educação e em seguida a quarta palestra com a Assistente Social, Cynthia de Melo Menezes, da Coordenadoria de Treinamento, Produção e Apoio Profissionalizante da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência. A programação da manhã incluiu também aexibição de vídeos sobre tecnologia assistiva com Ana Flávia Borba Coutinho.
Na parte da tarde a partir das 13h30 o evento prossegue com o Educador Físico e Personal Trining, Rafael Brandão, enfocando o tema “A Importância da Atividade Física na Síndrome de Down”. Logo em seguida às 14h, a Psicóloga Clínica, Natália Seixas Queiroga vai abordar “A Sexualidade na Síndrome de Down”. Às 14h50 haverá debate sobre os assuntos abordados.
A apresentação musical às 15h15 com os jovens Emily Gabrielle de Oliveira e Henrique Raldi Schlickmann encerra a programação do seminário.
Ainda fazem parte da programação oficina de música para as crianças e jovens com Síndrome de Down, sorteio de brindes, entrega de certificados e Coffee Break.
Outras informações no endereço eletrônico downumalicaodevida@gmial.com ou no telefone (83) 8871-6120.
Sobre a Ame Down
A Ame Down comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down , em conjunto com os 193 países da ONU que celebram esta data, escolhida desde 2006 em alusão aos 3 cromossomos no par 21, que caracteriza a síndrome.
O que é Síndrome de Down
Uma alteração cromossômica que ocorre no par 21 pela presença total ou parcial de 3 cromossomos, provocando características fenotípicas e relativo comprometimento cognitivo. A pessoa com esta síndrome necessita de estimulação em diversas áreas para um melhor desenvolvimento.
No Brasil nascem em média 8.000 bebês com Síndrome de Down, numa proporção de 01 para cada 600 / 700 nascimentos. Há uma vasta legislação que garante os direitos destas pessoas, faltando apenas a efetiva implementação das leis.