Audiência Pública na UFPB discute questão ambiental

Evento vai reunir estudantes e autoridades para discutir os Passivos e Ativos Ambientais da Universidade, a partir das 17h no auditório de Educação a Distância. É uma realização da UFPB, Ministério Público Federal, Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (16), estudantes e autoridades discutem em Audiência Pública os Passivos e Ativos Ambientais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento começa às 17h, no Auditório de Educação a Distância (EAD) no Campus de João Pessoa com a participação da vice-reitora da UFPB professora Maria Yara Campos Matos.

A Audiência Pública se propõe a pensar e gerir uma audiência com alta qualificação, envolvendo sua equipe de técnicos, professores e estudantes, juntamente com o Ministério Público, IBAMA e SUDEMA, na questão ambiental. O evento visa buscar uma solução adequada e sustentável para se discutir e deliberar sobre os Passivos e Ativos ambientais no âmbito da UFPB, dirimindo dúvidas e apontando caminhos na relação da instituição UFPB para atendimento à sociedade em geral.

Serão abordados a partir das 17h10 temas como: “Mesa-Redonda Passivos e Ativos Ambientais”, com as participações do Ministério Público Federal, IBAMA e SUDEMA.

Entre os convidados está o Procurador da República na Paraíba, Werton Magalhães Costa; Superintendente do IBAMA, Bruno Faro Eloy Dunda e da Superintendente da SUDEMA, Tatiana da Rocha Domiciano.

O evento prossegue às 17h40, com um “Histórico da UFPB” apresentado pela professora Elizabeth Pimenta; “Fisiografia da paisagem na Cidade Universitária” com o professor Paulo Rosa; “Passivos Ambientais na cidade Universitária e demais Campi”, a cargo da arquiteta Brunna Lima de Almeida; e “Ativos Ambientais na Cidade Universitária e demais Campi” com explanação do engenheiro Antonio Borba Guimarães.

Durante o evento serão tiradas as seguintes propostas: Corredores ecológicos aéreos entre os fragmentos da Mata do Timbó com os fragmentos na Cidade Universitária; Corredores aéreos e subterrâneos entre o fragmento florestal no Centro de Tecnologia e à Mata do Buraquinho; Fábrica de terra vegetal em espaço contínuo à Garagem Central com os resíduos de poda na Cidade Universitária e outras dependências da UFPB e Expansão da UFPB na área degradada do Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPPA).

As atividades serão encerradas às 19h, com um Coffee Break seguido de um debate às 19h20.

A Audiência Pública é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, Ministério Público Federal, Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (SUDEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Outras informações e esclarecimentos pelo telefone (83) 3216- 7154.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo