Aulas do cursinho Pró-Enem do CCHSA começam em 3 de abril

O ‘Projeto de Inclusão Social de Alunos da Rede Pública: Educação, Cultura e Direitos Humanos’ inicia mais uma turma em 2017. O projeto, que existe há 10 anos, é do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III, em Bananeiras. É mantido com apoio da reitora Margareth Diniz e a parceria com as prefeituras e secretarias de educação dos municípios da região.

Trata-se da realização de curso presencial preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que objetiva promover a inclusão social de jovens provenientes das camadas populares. O projeto busca ampliar as possibilidades de ingresso dos estudantes de escolas públicas do Brejo e Curimataú Paraibano em cursos de graduação das universidade públicas, contribuindo para a educação e uma formação sociocultural que promova o exercício pleno da cidadania.

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso Maísa da Conceição Santos, 300 alunos, recentemente aprovados em processo seletivo, devem validar a matrícula nos dias 22 e 23 de março, junto a secretaria. A aula inaugural ocorrerá em 3 de abril, às 19 horas, no Auditório do CCHSA, em Bananeiras.

O coordenador-geral do curso, Marcos Barros de Medeiros, explica que o pró-enem apresenta-se como aprofundamento do similar cursinho pré-vestibular. Inicialmente, o projeto obteve financiamento do MEC/SESU/PROEXT em 2007. De 2008 a 2010, manteve-se com recursos próprios da UFPB. Em 2011, voltou a ser financiado pelo MEC, para, a partir de 2013, passar novamente a ser mantido pela UFPB.

Os resultados do cursinho têm se mostrado importantes para a inclusão social e educacional dos estudantes carentes de 17 cidades. Em sua primeira edição, 17 dos oitenta participantes foram aprovados em vestibulares, quantidade que aumentou consideravelmente em 2008, quando 54 dos 106 participantes lograram êxito. Em 2009, 87 alunos dos 180 participantes ingressaram na vida acadêmica. Em 2012, 55% foram aprovados nos vestibulares da UFPB, UFCG, UEPB e outras IES, via SiSU/Enem. Em 2013, as aprovações superaram 54%. "Em 2014, um dos nossos alunos foi aprovado em primeiro lugar no curso de Matemática da UFCG, entre outros aprovados para vagas na UFPB e UEPB, que obtiveram, inclusive, nota máxima na redação", comentou Medeiros.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Cursinho Preparatório Pró-Enem, dirigindo-se pessoalmente ao Bloco das Coordenações no campus III, ou pelo telefone (83) 3367-5682.

ACS - Fernando Caldeira e Rita Ferreira