Banda de Música na Academia/CCTA apresenta duas atrações

Nesta quarta apresentação no Projeto teremos a Banda Sinfônica José Siqueira e a Banda Marcial Anísio Teixeira; será nesta terça-feira (27), às 20 horas

Prossegue até dezembro o Projeto “A Banda de Música na Academia” realização dos Departamentos de Música e de Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), com apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi). As apresentações acontecem na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, no Campus I.

Nesta quarta apresentação no Projeto teremos a Banda Sinfônica José Siqueira e a Banda Marcial Anísio Teixeira, com regência de Sandoval Moreno, Tom K, Lourival Junior e Carlos Guerra.

Banda Sinfônica, um conjunto formado por instrumentos de sopro e percussão que se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais (civis ou militares) pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência de repertório. Assim, além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utilizam alguns instrumentos de orquestra sinfônica.

José Siqueira, compositor e regente, nasceu na cidade de Conceição – PB em 24/06/1907. Aos 14 anos foi maestro da banda de música da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Em 1925 chegou à Paraíba (atual João Pessoa) para ingressar no serviço militar como primeiro trompetista da banda do batalhão. No Rio de Janeiro em 1927, inscreveu-se para o curso da Banda Sinfônica da Escola Militar, onde deu sequência aos estudos musicais que o levaram a ser um dos grandes músicos brasileiros conhecidos no exterior. Faleceu em 1985.

Banda Sinfônica “José Siqueira”, criada em 1986 no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Coordenador desde a sua fundação o professor Sandoval Moreno de Oliveira.

Banda Marcial Municipal Anísio Teixeira da Escola Municipal Anísio Teixeira, direção de Clésio Borborema, situada no bairro do Esplanada I, João Pessoa-PB, integra o Projeto "Educar Através da Música" da Prefeitura Municipal de João Pessoa sob a Coordenação do Professor Geimison Macedo, tem como maestro o professor e percussionista Carlos Guerra e como coreografa a professora Silvana Ferreira.

A Banda participa de vários eventos como desfiles e competições dentro e fora do Estado. É atualmente Tricampeã Paraibana 2009, 2011 e 2013 e Bicampeã 2009 e 2013 no Campeonato Aberto pela Associação de Regentes e Coreógrafos da Paraíba ambos na Categoria Infanto-Juvenil.

Confira abaixo o calendário das apresentações do Projeto A Banda de Música na Academia:

- 27 de maio – Banda Sinfônica José Siqueira

- 03 de junho – Banda da Polícia Militar-PB

- 17 de junho – Banda Sinfônica José Siqueira

- 26 de agosto – Filarmônica de Cruzeta-RN

- 02 de setembro – Banda Sinfônica Jovem da Prefeitura de João Pessoa - PB

- 30 de setembro - Banda Sinfônica José Siqueira

- 07 de outubro – Banda de Música do 15º BIMtz-PB

- 28 de outubro - Banda Sinfônica José Siqueira

- 04 de novembro – Banda 5 de Agosto

- 25 de novembro - Banda Sinfônica José Siqueira

- 16 de dezembro – Confraternização das Bandas.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria