Bandas paraibanas se apresentam no Campus I da UFPB

Duas bandas de João Pessoa retomam o projeto “A Banda de Música na Academia” no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus I. Apresentam-se a Banda de Música do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e a Banda Marcial da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha. As apresentações acontecem nesta terça-feira (2), às 18h, na sala Radegundis Feitosa do CCTA.

A Banda de Música do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi criada no dia 23 de maio de 2012, tendo como regente o Major Francisco Batista da Paz. Sua organização se deu no dia 6 de julho de 2012, por ocasião da primeira exibição ao público interno do Quartel do Comando Geral. A banda está composta por 35 componentes, sendo 12 músicos militares e 23 músicos civis na condição de colaboradores.

De acordo com o Major Francisco Batista, a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar vem desenvolvendo o projeto “Harmonia com prevenção” que consiste em levar ao público apresentações culturais, tanto na Capital, quanto no interior.

A Banda Marcial Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha foi fundada em 4 de Março de 2000, sendo composta pelos alunos das escolas: Lyceu Paraibano, Olivina Olívia, Argentina Pereira Gomes e Instituto de Educação da Paraíba (IEP). Ela se destaca entre as principais bandas do Estado da Paraíba e já conquistou o título de Vice-Campeã  Paraibana por três vezes e Campeã Paraibana em 2007 e 2008. É composta por instrumentistas divididos entre percussão e metal.

Desenvolvido pelo Departamento de Música e Educação Musical do CCTA/UFPB, com apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), o Projeto Banda de Música na Academia é formado por integrantes de bandas musicais do estado da Paraíba. De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandoval Moreno, o objetivo é promover os artistas e seus trabalhos musicais, através de apresentações gratuitas para a comunidade universitária.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria