A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) realiza, desta terça-feira (23) até o dia 29 deste mês, ações ligadas à “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”. Esta semana foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980.
A programação inclui o “Lançamento e execução da Campanha Livros Livres”, desta terça-feira (23) até o dia 29 deste mês. Trata-se de um movimento que busca difundir o livro literário e incentivar a leitura através da experiência sensível e humana. A campanha toma como referência o conceito de bookcrossing, uma prática que surgiu nos Estados Unidos nos anos 2000. Tal prática consiste no ato de esquecer, de forma propositada, livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas leiam, transformando o mundo em uma grande biblioteca. Para participar, basta pegar um selo da campanha no balcão de empréstimos da BC ou em uma das bibliotecas setoriais colaboradoras. A relação das Bibliotecas Setoriais encontra-se no site da Biblioteca Central.
Na terça-feira (23) está programada a “Oficina: Teoria e Prática do Xadrez (aula teórica)”. É uma ação realizada em parceria com o “Projeto uso do Xadrez” como ferramenta didática do Centro de Biotecnologia (CBIOTEC) (mais informações sobre o projeto através do link http://www.cbiotec.ufpb.br/xadrez/contents/menu/o-projeto). Este Projeto tem como objetivo motivar o melhoramento da concentração, da memória, da lógica, das relações interpessoais, da criatividade e influenciar positivamente o rendimento escolar e acadêmico. A oficina será realizada no auditório da BC, no horário das 13h às 15h. As inscrições são gratuitas e abertas para o público. Os interessados podem se inscrever até domingo (21) através do e-mail xadrez@cbiotec.ufpb.br, enviando histórico escolar da UFPB caso seja aluno. Caso não seja aluno apenas envie um e-mail para o endereço citado, comunicando o desejo de participar da oficina, que ocorrerá nos dias 23, 25 e 26.
No dia 24 deste mês tem “Contação de histórias sensoriais”. Sob a coordenação do Grupo “Contação da Rua”, esta ação promoverá a contação de histórias sensoriais para deficientes visuais. “Uma situação única onde haverá a possibilidade de desfrutar de um momento lúdico e criativo de incentivo à leitura, experimentando sensações diversas e recebendo estímulos durante toda a história que instigarão seu imaginário por meio do olfato, paladar, tato e audição”, definem os organizadores do evento. Terá como local o hall da BC, no horário das 9h às 12h. Também no dia 24 a programação reserva uma “Visita dirigida sensorial” que será realizada em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Os servidores da Biblioteca Central realizarão visita dirigida sensorial para apresentar a BC, passando pelas seções e possibilitando que os visitantes explorem seus sentidos. O local é o Balcão da Referência da BC, no horário das 14h às 16h.
Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7099.