Biblioteca Central comemora 50 anos de fundação com projetos de resgate histórico

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 50 anos de fundação com projetos de resgate histórico. A abertura de exposição fotográfica, que segue até o fim deste mês, e o anúncio da construção da galeria de ex-diretores e de uma linha do tempo on-line foram realizados em solenidade no final da tarde de 16 de agosto, no saguão de entrada da BC, no campus de João Pessoa.

“Na verdade, os 50 anos da biblioteca foram completados em agosto de 2017. Mas deixamos para comemorar neste ano porque estávamos em reforma. Muitas pessoas também confundem o ano de fundação com o da inauguração do atual prédio, que ocorreu 14 anos depois. Com essas ações, queremos resgatar a memória institucional da gente”, explica Maria de Fátima Alves, responsável pela direção da BC.

Segundo Maria de Fátima, a galeria de ex-diretores está prevista para 2019 porque requer recursos para elaboração e execução do projeto e também a autorização dos antigos gestores ou de seus familiares. Dos seus cinco antecessores, Leda Dutra e Marilda Macedo estiveram presentes no evento. A linha do tempo on-line provavelmente será disponibilizada em novembro deste ano, na página eletrônica da BC. A diretora conta que esse trabalho “tem exigido muita pesquisa e análise de documentos”.

Durante a festividade, a reitora Margareth Diniz entregou placa memorativa à Clemilde Pereira, professora e viúva do educador Afonso Pereira, fundador da BC. A vice-reitora Bernardina Freire destacou que ele foi intitulado o maior professor do Brasil pelo Senado Federal, em 2011, principalmente porque ajudou a criar mais de 270 escolas na Paraíba.

Izabel França, responsável pela Editora da UFPB, ressaltou as parcerias que vem desenvolvendo junto à BC, como a implantação de um ponto físico de vendas de publicações e o lançamento, ainda neste ano, da livraria móvel, que funcionará em um caminhão tipo baú e percorrerá os quatro campi da instituição.

A celebração contou com a apresentação de integrantes do grupo instrumental Paraibones, composto por estudantes dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Música da UFPB, sob a coordenação do professor Sandoval Moreno.

O evento foi prestigiado pelo pró-reitor de gestão de pessoas Chico Ramalho, pelo pró-reitor de administração Aluísio Souto, pelo chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, pela presidente da Associação de Jornalistas de Turismo no Estado da Paraíba (Abrajet) Messina Palmeira e por servidores e estudantes da UFPB.

ACS | Reportagem e fotografias: Daniel Guedes. Edição: Pedro Paz.