Biblioteca Central sedia capacitação sobre scanner de voz para deficientes visuais

O Serviço de Informação ao Usuário com Deficiência (Siud) da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na manhã de 29 de novembro, uma capacitação para o uso do Scanner Sara CE. O aparelho possui uma câmera posicionada que, automaticamente, digitaliza e lê materiais impressos. O Sara CE combina vozes de leitura com recursos para baixa visão, ideais para a utilização por pessoas com deficiência visual.

A capacitação foi ministrada pela revisora de textos braille Rafaella Meira Prado. “A experiência foi bastante enriquecedora. Trocamos muitas informações importantes que irão ajudar bastante no desenrolar do nosso trabalho no dia a dia, além de nos levar a estabelecer metas no que se refere ao melhor atendimento às necessidades dos deficientes visuais da Universidade”, afirmou a servidora da UFPB.

Juliana Dantas, revisora de textos braille do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), é deficiente visual e participou da capacitação. “A capacitação foi bem proveitosa. Eu só tinha tido contato com o Sara uma vez, mas eu não fazia ideia de como manusear, nem ele nem qualquer scanner. Eu achei super prático para a pessoa com deficiência visual mexer. Em setores que têm profissionais com deficiência visual, que trabalham com digitalização, ele seria fantástico, por ser autônomo, a digitalização ser boa. A operacionalização e a interação da máquina com o usuário, eu achei bem bacana”, avaliou Juliana.

Também estiveram presentes os servidores técnico-administrativos da BC Josenildo Costa, Jacqueline Rimá, Fernando Vieira e Bárbara Moreira; e os representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ana Lúcia Santos e Alindembergue Araújo.

Além da capacitação com o Sara CE, foram debatidas questões de acessibilidade nas universidades públicas, tanto estruturais, como de disponibilização de livros didáticos em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual, de acordo com a Lei de Acessibilidade. Foram explanados os papéis desenvolvidos pelo Siud e pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB), ressaltando os esforços da UFPB em incluir as pessoas com deficiência. Ao final, foi firmado o compromisso de tornar as bibliotecas mais acessíveis para os deficientes visuais em nível estadual, através da parceria entre UFPB, IFPB e UEPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria