Brinquedoteca da UFPB abre vagas para filhos de estudantes

A Brinquedoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada perto da sala da direção do Centro de Educação (CE), no campus I, está com inscrições abertas para filhos de estudantes, com idade de dois a 12 anos, para os turnos da manhã, da tarde e da noite, de segunda à sexta-feira. Ao todo, mais de 60 vagas serão disponibilizadas a partir do mês de maio.

Coordenada pelas professoras Santuza Mônica da Fonseca e Eliane Maria Maciel, a brinquedoteca funciona desde 2003 e conta hoje com uma bolsista e sete voluntárias desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças, como jogos, gincanas, contação de histórias e práticas gastronômicas, artísticas e literárias, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, enquanto seus pais dão continuidade à educação formal. São aceitos filhos de alunos da graduação, da pós-graduação, do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Consideramos sempre as diferentes fases de desenvolvimento das crianças para propor nossas atividades. Neste ano, além de ampliar o funcionamento para os turnos da manhã e da tarde, desejamos oferecer oficinas de Libras, de jogos e de construção de brinquedos com materiais recicláveis”, conta a bolsista e estudante do Curso de Psicopedagogia, Kátia Feliciano Simão.

Kátia entrou no projeto quando ainda cursava Pedagogia, no ano de 2013. “Tenho a função, enquanto bolsista, de planejar e de executar as atividades. As voluntárias organizam reuniões e as oficinas oferecidas pelas professoras. Já as coordenadoras orientam o planejamento, as oficinas e a construção dos trabalhos a serem apresentados em eventos”, explica.

Na Brinquedoteca há, atualmente, 34 crianças inscritas para o turno da noite. Mas, no máximo, 14 vão todos os dias, por conta do horário e do número de disciplinas cursadas pelos seus pais. Kátia Simão esclarece que “embora a capacidade máxima seja a de 30 crianças por turno, às vezes, é possível inscrever mais, considerando a organização dos horários demandados”.

A bolsista também relata que a brinquedoteca precisa de doações de brinquedos, de jogos educativos e de materiais pedagógicos como lápis de cor, e de mais voluntários, chamados de brinquedistas. Para se tornar um, é necessário estar regulamente matriculado na UFPB. Têm prioridade alunos com experiência em educação infantil ou que cursou disciplina nessa linha do conhecimento.

Mais informações são obtidas através do telefone (83) 98839.9542.

ACS | Pedro Paz