Câmara Municipal vai homenagear Lavid/CI com Comenda Darcy Ribeiro

Já está em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa proposta de concessão da Comenda Educador Darcy Ribeiro ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Comenda Educador Darcy Ribeiro está sendo proposta pelo reconhecimento às soluções tecnológicas de acessibilidade e inclusão digital criadas pelo Lavid.

A equipe do Lavid é responsável pelo desenvolvimento do maior e mais avançado conjunto de aplicativos em uso no Brasil e que beneficia cerca de 10 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência auditiva. O VLibras traduz texto, vídeo e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em 15 anos de atuação na UFPB, o Lavid alcançou um patamar de excelência em pesquisa e extensão com reconhecimento nacional e internacional, pelo desenvolvimento do VLibras e outras soluções tecnológicas que vêm proporcionando melhor qualidade de vida e acesso à educação a milhões de brasileiros, através da inclusão digital.

O conjunto de softwares VLibras já rendeu vários prêmios ao Lavid. O mais recente foi o troféu “LATAM Smart City Awards 2018″, recebido no último dia 12, em Puebla, México, uma honraria internacional, concedida apenas a projetos de transformação mais inovadores da América Latina que tiveram impacto favorável na inclusão, equidade, segurança, sustentabilidade e participação social.

QUEM FOI DARCY RIBEIRO

Antropólogo, educador e romancista, nasceu em Montes Claros (MG). Foi diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do MEC (1957-61) e presidente da Associação Brasileira de Antropologia. Participou da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, da qual foi o primeiro reitor; foi ministro da Educação e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart. Devotou grande parte de sua vida profissional às causas indígenas.

Para saber mais sobre o Lavid, acesse: www.lavid.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI