Café com Ciência recepciona estudantes com palestra da vice-reitora

A vice-reitora da UFPB Bernardina Freire e o professor Carlos Xavier de Azevedo Neto foram os palestrantes convidados do projeto Café com Ciência, para o encerramento da semana de recepção aos novos alunos do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR/UFPB), na unidade Mangabeira.

O evento foi realizado na manhã do dia 21 de julho e teve como tema “Memória e Patrimônio: Marcadores através da Gastronomia”. Participaram alunos dos cursos de Gastronomia e de Tecnologia de Alimentos, entre outros interessados, além de vários professores do centro.

Bernardina Freire abordou a Memória como estratégia para construção identitária e a necessidade de preservação do patrimônio imaterial. Apontou a relação direta do tema com a gastronomia, apresentando a biblioteca de sabores, tratando das lembrancas e da memória coletiva. Trouxe, ainda, questões contemporâneas, como a modernidade líquida de Bauman, para ilustrar como o individualismo, a rapidez nas mudanças e a fluidez das relações colaboram para a perda da Memória, fenômeno que afeta a atual sociedade.

O professor Carlos Xavier, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), falou sobre Informação e Memória, na palestra “Patrimônio Cultural - A representação de memórias e identidades”.

O Café com Ciência é uma ação do Grupo de Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Alimentos aplicadas à Gastronomia. Foi implantado em maio de 2016 e ocorre uma vez por mês, trazendo pesquisadores e chefs para trocar experiências com a comunidade acadêmica. O evento de recepção dos feras foi organizado em conjunto com o Centro Acadêmico de Gastronomia Ariano Suassuna (CAG) da UFPB.

ACS | Rita Ferreira