Campanha mobiliza UFPB para cuidados com a saúde mental

“Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”. Este é o tema principal da Campanha “Janeiro Branco” na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que acontece nesta quinta-feira (26), das 8h às 22h, no auditório de Multimídia, Sala 511, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e na Residência Universitária, Campus I, em João Pessoa.

De acordo com a psicóloga Lawrencita Limeira, o objetivo da campanha é chamar a atenção e mobilizar a população universitária para os cuidados com a saúde mental.

Ela salientou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca 450 milhões de pessoas sofrem perturbações mentais ou neurobiológicas ou então de problemas psicossociais, como os relacionados ao abuso de álcool e outras drogas, depressão, estigma, vergonha e exclusão.

“Essa Campanha se propõe trazer à tona um tema pouco discutido, e que tem causado transtornos e adoecimento entre os alunos e servidores da Universidade, trazendo riscos para a saúde física, mental e social de alguns”, conclui Lawrencita Limeira.

Na Programação constam como atividades a apresentação do Quarteto Musical e mesa-redonda abordando o tema “Saúde Mental na Comunidade Universitária”, das 9h às 11h, na Sala de Multimídia do CCHLA. Das 14h às 17h, na Sala 511, do CCHLA, acontecem a Oficina sobre “Estresse no Trabalho” e a Avaliação do “Nível de Estresse”. Às 20h será realizada, na Residência Universitária, uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental.

A Campanha “Janeiro Branco” é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) em parceria com o Departamento de Psicologia, Coordenação de Qualidade de Vida e Departamento de Música da UFPB.

Mais informações pelos telefones: (83) 3216-7210 e 3216-7994.

Foto: Allison Isidro

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral