Campus de Areia tem audiência do Universidade Participativa 2014

Servidores técnico-administrativos, professores e estudantes lotaram o auditório do Campus II em Areia para a audiência do programa Universidade Participativa (UP) 2014, na tarde desta quinta-feira (22).

A profa. Margareth Diniz abriu os trabalhos do UP, fez um breve relato do UP 2014, as projeções e as ações desenvolvidas em 2013, e apresentou a equipe de Pró-Reitores e assessores presentes ao evento.

“A gestão da UFPB, com todas as suas Pró-Reitorias está presente aqui nesta reunião para estabelecermos e definirmos as prioridades que Areia eleger. Nosso compromisso é com a nossa Universidade. Viemos, aqui, para ouvirmos vocês. Vamos juntos buscar a universidade que vocês querem”, enfatizou a Reitora.

Em seguida o coordenador do UP, prof. Gustavo Tavares, demonstrou o relatório das prioridades selecionadas em pesquisa feita no ano de 2013 em toda comunidade universitária e especificamente no Campus II. A consulta serviu de base para estabelecer os principais itens a serem resolvidos prioritariamente. Entre prioridades eleitas, por meio de questionário, estão: melhoria na infraestrutura de laboratórios, segurança no Campus, restaurante, internet. A construção e modernização de laboratórios foi a principal reivindicação apontada nas consultas do programa Universidade Participativa. Obras e serviços de engenharia licitados e empenhados, aditivos, e equipamentos empenhados foram detalhados para os presentes.

Após a explanação do prof. Gustavo, foi aberta a palavra para a participação da plateia. Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes fizeram uso do microfone livremente.

Além dos Pró-Reitores, prefeito universitário e superintendente de informática que explicaram cada ponto referente aos seus setores, o diretor do Campus II, Djail Santos expôs os pontos relativos à responsabilidade da direção do Centro. Quando indagado sobre as prioridades apontadas pela comunidade, Djail disse estar “procurando atender às necessidades e dar início aos serviços como reposição de iluminação e identificação de carros para auxiliar na segurança do Campus”, disse.

Ao final da audiência do UP, a profa. Margareth reafirmou o compromisso de toda sua equipe para a melhoria da instituição e ressaltou a importância do Universidade Participativa cuja dinâmica consiste em apresentar, por meio de audiências públicas, um relatório de ações executadas e em andamento com discussão aberta.

Presentes à audiência, a Reitora Margareth Diniz, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, o Pró-Reitor de Planejamento, Marcelo Sobral, a Pró-Reitora de Administrção, Zelma Glebya, o Prefeito da UFPB, Sérgio Alonso, o coordenador do do Reuni e UP, Gustavo Tavares, o Superintendente de Tecnologia da Informação, Pedro Jácome, Hylzeth Pessoa representando a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prape), João Wandemberg (Codesc), Antônio Gualberto (PRA), Djail Santos e Alexandre José, diretor e vice-diretor do CCA, respectivamente.

Ascom - Bob Vagner (fotos: Bob Vagner)