Campus do Litoral Norte recebe os candidatos à Reitoria da UFPB para debate

O campus IV  da UFPB, localizado nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto, recebeu os cinco candidatos à Reitoria da Universidade na noite desta quinta-feira (26) quando a Comissão Especial, que coordena o processo sucessório na UFPB, realizou um novo debate eleitoral.

A Comissão Especial Eleitoral que coordena  o processo eleitoral com vistas à sucessão para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou na noite desta quinta-feira (26) mais um debate com os candidatos que disputam as eleições na Universidade.  O debate desta vez foi realizado no campus IV, de Mamanguape e Rio Tinto. Os cinco candidatos participaram do debate dividido em quatro blocos. No primeiro bloco cada candidato e candidata mostrou suas propostas para a gestão universitária. Após sorteio  feito pelo professor Jonábio Barbosa, presidente da Comissão Especial, a professora Margareth Diniz foi a primeira a apresentar suas ideias à comunidade do litoral norte. Após sua apresentação os candidatos José Rodrigues Filho, Lúcia Guerra, Luiz Renato e Otávio Machado mostram seus perfis de formação acadêmica e seus projetos para a UFPB.

No segundo bloco foi feito sorteio para saber qual candidato faria resposta sobre o tema "relação da Universidade com a realidade paraibana". Um sorteio definiu que o candidato Otávio Mendonça faria a primeira pergunta dirigida ao professor José Rodrigues. Nesse primeiro momento foram debatidos os rumos do Instituto de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Idep).

Ainda neste segundo bloco o professor José Rodrigues foi sorteado para fazer uma nova pergunta, desta vez destinada à professora Margareth  Diniz. O tema debatido foi o ensino à distância.

Outro tema discutido no campus de Mamanguape/Rio Tinto foi a relação entre pesquisa e inovação tecnológica na UFPB. A temática foi desenvolvida a partir de questionamento feito pela candidata Margareth Diniz dirigida à professora Lúcia Guerra.

Já o tema da política de expansão da UFPB foi debatido pelo professor Luiz Renato a partir de pergunta feita pela candidata Lúcia Guerra. A temática foi associada ao planejamento, ao diálogo e parcerias entre a UFPB com os municípios aonde foram criados novos campi.

A UFPB no contexto regional nordestino foi discutida entre o professor Luiz Renato e Otávio Mendonça.

A Comissão Especial Eleitoral no processo de condução do debate fez sorteio para decidir qual o candidato deveria responder a primeira pergunta feita pelo público. O professor José Rodrigues foi o primeiro a debater o tema de planejamento associado às avaliações do Ministério da Educação para a UFPB. A resposta do professor foi comentada pelo candidato Otávio de Mendonça, a partir de sorteio. A temática também foi discutida pelas candidatas Margareth Diniz e Lúcia Guerra.

Pergunta dos estudantes presentes levantou o tema da criação dos cursos de Hotelaria e Secretariado Bilíngue. A questão foi debatida pelo professor Otávio Mendonça e comentada pelo candidato Luiz Renato.

A Cultura na UFPB foi o tema seguinte, debatido pelo professor Luiz Renato e comentada pela candidata Margareth Diniz. Outro tema que apareceu em Mamanguape e Rio Tinto foi a questão do horário corrido para servidores técnicos-administrativos. Tema discutido pela professora Lúcia Guerra e comentado pelo professor José Rodrigues.

Já as professoras Lúcia Guerra e Margareth Diniz discutiram a questão de professores que trabalham em regime de dedicação exclusiva e mesmo assim mantêm outros trabalhos, inclusive em instituição de ensino superior privado. Acessibilidade também foi um tema que ganhou destaque no debate entre os candidatos à Reitoria. A problemática foi levantada a partir de pergunta do público, discutida pela professora Lúcia Guerra e comentada pelo professor Otávio Machado.

A própria criação do campus IV foi debatida durante o debate no litoral norte teve início às 19h30 e só terminou por volta das 22h20.

Agência de Notícias da UFPB - Marcus Alves