Campus III realiza intercâmbio com Instituto Português

O CCHSA estará recebendo duas estudantes do Instituto Politécnico de Bragança e vai enviar dois alunos do Campus de Bananeiras para Portugal

O Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba em Bananeiras estará recebendo em julho duas estudantes intercambistas provenientes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - Portugal (www.ipb.pt).  As estudantes Silvia Araújo Oliveira e Ana Cláudia Gonçalves Faria do Curso de Engenharia de Energia Renováveis realizarão disciplinas de graduação e permanecerão do Campus III da UFPB em Bananeiras durante o período letivo 2012.2 (julho a dezembro), com possibilidades de renovação por até um ano.

As duas estudantes contarão com auxilio alimentação e hospedagem assegurados pelo CCHSA. De forma recíproca outros 02 (dois) estudantes brasileiros dos Cursos de Ciências Agrárias, Agroecologia ou Agroindústria da UFPB serão selecionados e permanecerão no IPB em Portugal durante os meses de agosto de 2012 a fevereiro de 2013 (06 meses) com direito a alimentação e hospedagem. O Edital de seleção dos estudantes brasileiros já se encontra disponível na página do CCHSA e as inscrições ocorrerão entre os dias 07 e 18 de maio.

Poderão participar estudantes dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias (a Distância – UFPB Virtual e Presencial), assim como dos cursos presenciais de Agroindústria e Agroecologia do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias - CCHSA.

A experiência inédita no CCHSA põe os estudantes da UFPB - Bananeiras em contato com estudantes de diversos países principalmente lusófonos, entre outros, já que o IPB por ser instituição de referência internacional, recebe estudantes intercambistas de diversos países europeus e ibero-americanos. Também fortalece os laços culturais e técnico-científico do Campus III com instituições estrangeiras, por meio de trocas de experiências, estudos e pesquisas em realidades distintas e possibilitar participação de seus estudantes em território do além mar, dentro da Comunidade Europeia, ampliando assim a formação e os horizontes dos nossos futuros profissionais no mercado globalizado.

Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, Coordenador Pedagógico do Convênio no CCHSA, o Acordo de Cooperação e Intercâmbio foi assinado na cidade de Bragança em 2011 por ocasião de sua eleição como Membro Permanente do Conselho Consultivo da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa - ASSESCA-PLP. Este ano pretendemos ampliar a Cooperação com Angola, Cabo Verde e Moçambique, na África, e com a Comunidade Portuguesa de Macau na China, por ocasião da Próxima Reunião Anual da AULP - Associação das Universidades dos países de Língua Portuguesa, da qual a ASSESCA também faz parte.

O evento da AULP será realizado em Maputo, patrocinado pelo Ministério das relações Exteriores de Moçambique em julho de 2012, informou o professor Marcos Barros de Medeiros.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHSA