Campus I/UFPB participa da V Semana de Luta Antimanicomial

As atividades serão desenvolvidas no período de 18 a 25 deste mês em diversos locais da cidade e do Campus I; reunirá familiares e profissionais da saúde

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Coletivo Canto Geral formado por estudantes de Psicologia da instituição, promoverá no período de 18 a 25 deste mês, a V Semana da Luta Antimanicomial que tem como tema “Cuidado ou Controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização”.

O evento pretende levantar discussão sobre as formas de lidar com a loucura em nossa sociedade, evidenciando os tratamentos que prezem pelo cuidado no sentido de valorizar e potencializar a ação desses pacientes no mundo.

A programação para marcar a Luta Antimanicomial, que surgiu a partir de um movimento de profissionais e da sociedade civil organizada contra o modelo de atendimento centrado no hospital psiquiátrico (manicômio), reúne usuários, familiares e profissionais da saúde com atividades de cultura, esporte e lazer, debates, palestras e orientação para os trabalhadores da área de saúde.

As atividades começam no dia 18, às 8h30, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes no Campus I, com a roda de abertura: “Cuidado ou Controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização da vida” - a cargo dos facilitadores Bárbara Cabral, Psicóloga e professora da Universidade do Vale do São Francisco; Flávio Campos, da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco; e Josuéliton Santos, da Associação Metamorfose Ambulante da Bahia.

As atividades do primeiro dia serão encerradas com um Ato Público, às 15h, no Parque Solon de Lucena. As comemorações se encerram no dia 25, às 19h, com uma apresentação teatral no Largo de São Pedro - Centro Histórico de João Pessoas; e, às 20h, um Cultural de Encerramento na Praça Antenor Navarro.

Histórico de Luta

18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data, criada em 1987 durante o II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, promove o enfrentamento ao estigma que as pessoas com transtorno mental sofrem.

Com 30 anos de discussão no Brasil, a questão antimanicomial conquistou avanços, como a Lei Paulo Delgado (2001), que define os parâmetros da Reforma Psiquiátrica , bem como a constituição da Rede Internúcleos, que organiza o movimento nas diversas localidades do país.

A V Semana da Luta Antimanicomial conta com o apoio da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO); direção do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; Secretaria de Desenvolvimento Social e de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa; Fundação Espaço Cultural; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Centro de Educação; Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; Movimento Levante; Instituto Pessoense de Educação Integrada (IPEI); Cooperativa Cultural Universitária (Codisma); Associação dos Docentes da UFPB; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sitricom); Sindicato dos Trabalhadores Fiscais e Tributários do Estado da Paraíba (Sindfisco); Sindicato dos Bancários; Coletivo Grafitti; Ateliê Multicultural Elionai Gomes; Xerox do Fagner; e os Centros Acadêmicos de História e de Letras.

Outras informações e esclarecimentos sobre a semana e a programação completa no endereço eletrônico; http://www.semanadalutaantimanicomial.blogspot.com.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo