Campus IV – Litoral Norte da UFPB promove II Secampo

“Educação Popular” é um dos temas do Seminário de Práticas de Educação do Campo no Vale do Mamanguape, que acontece de 4 a 6 de dezembro

Será realizado de 4 a 6 de dezembro, no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, em Rio Tinto/Mamanguape, o II Seminário de Práticas de Educação do Campo no Vale do Mamanguape (Secampo). Sob o tema “Educação, educação popular, redes sociais, tecnologias nos espaços escolares e comunitários”, o evento propõe o encontro de professores e gestores da rede pública de ensino com estudantes, professores e pesquisadores universitários. O II Secampo é promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS).

Na programação do II Seminário de Práticas de Educação do Campo no Vale do Mamanguape constam duas conferências, apresentação de nove grupos de trabalhos (GTs), secção de painéis, oficinas e visita ecopedagógica. Também haverá oficinas sobre fotografia, montagem de eventos, sarau pedagógico, tecnologia e internet.

De acordo com os organizadores, o Secampo pretende contribuir com novos elementos para formação de educadores da rede de ensino, estudantes universitários, militantes e pesquisadores, propiciando apresentação de ideias, teorias, diálogos críticos, construção de saber, bem como estabelecer o diálogo entre teoria e prática no âmbito das práticas educativas.

Contato: www.ccae.ufpb.br/secampo/e secampo2012@gmail.com.

Abertura c/ apresentação artística e mesa solene

1ª Conferência

Tema: “Educação popular, redes e tecnologias nas vivências escolares e comunitárias”

Conferencista: Dr. José Melo Neto (Pós-Graduação em Educação – UFPB)

Lançamento de livros

Exposição: Educadores Escolares e dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape

Grupo de Trabalho: Comunicação Oral

GT1 – “Educação do campo: culturas, histórias e memórias”

Coordenação: Mateus do Nascimento – GEPeeeS - IFRN

Rosineide Marta Mauricio de Sousa - GEPeeeS

Socorro  - GEPeeeS

GT2 - “Educação, etnias e meio ambiente”

Coordenação: Maria do Socorro Araújo - UFPB

Luzinete - GEPeeeS

GT3 – “Educação e novas tecnologias”

Coordenação: Ayla D. Dantas S. Rebouças, D.Sc. - UFPB

Melânia Cornélio – DED - UFPB

GT4 – “Educação inclusiva: desafios e atualidades”

Coordenação: Lusival Antonio Barcellos

Joelma Bianca - GEPeeeS

GT5 – “Educação popular e economia solidária: pontos e contrapontos”

Coordenação: Mauricio Sárdar – Incubes – UFPB

Saulo Emmanuel Vieira Maciel - Curso Sec.Executivo-DCSA-CCAE UFPB

GT6 – “Educação infantil e cultura”

Coordenação: Maika Zampier – GEPeeeS -Curso Sec. Executivo DCSA – CCAE -UFPB

GT 7– “Educaçao do campo e jovens e adultos”

Coordenação: Maria Aparecida da S. Fernandes - IFRN

Jeane Tranquelino - GEPeeeS

Maria Nazaré - GEPeeeS

GT8 – “Formação docente e gestão escolar”

Coordenação: Maria Luzitana C. dos Santos - Secretariado Executivo – DCSA - CCAE

GT9 – “Educação, pesquisa ação, extensão e movimentos sociais”

Coordenação: Paulo Roberto Palhano Silva – GEPeeeS - DED - CCAE

Carlos Augusto da Silva Junior - GEPeeeS e Mestrando em Educação UFPB

Maria das Dores Serafim Felix  - GEPeeeS

Visita Projeto Ecopedagógico Reserva Biológica Guaribas.

Coordenação: Lidiane do Nascimento, Bolsista Proext - Curso de Ecologia

Sara Pinheiro, voluntária Proext - Curso de Ecologia.

Obs.: Vagas limitadas. Inscrição via e-mail do evento.

a)    Fotografia

Coordenação: - Cícero Pedrosa (Mestrando e técnico em Fotografia e Áudio-Visual)

b)    Tecnologia Educacional para sala de aula

Coordenação: - Kym Kanatto Gomes Melo, Graduando em Ciência da Computação e Técnico em Informática

c)    Internet: como ferramenta pedagógica

Coordenação: Adriano Patrício da Silva, Josué da Silva

Gomes Junior e Jefferson Simplício dos Santos, Graduandos em Ciência da Computação.

d)    Sarau Pedagógico

Coordenação: - Prof. Mateus Nascimento, IFRN e Rosilene Silva de Moraes, Graduanda em Pedagogia.

e)    Organização de evento

Coordenação: - Ms Maria Luzitana Conceição dos Santos - Curso Secretariado            Executivo – DCSA - CCAE Luz Santos – UFPB

Plenária

Definições para o III Secampo – Foco, temática, período de realização, cor...

2ª Conferência

Tema: “O educador atual”

Conferencista: Moises Domingos Sobrinho

Pós-Graduação em Educação – UFRN.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho