Campus IV sedia seminário sobre mulher negra no Vale do Mamanguape

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), que compreende os municípios de Rio Tinto e Mamanguape, vai sediar no dia 26 deste mês o Seminário “A Presença da Mulher Negra no Vale do Mamanguape – desafios e perspectivas”. O evento que começa às 8h tem o apoio do coletivo de mulheres do Campus IV.

O Seminário faz parte das celebrações do Dia Nacional de Tereza de Benguela e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, e terá como objetivo realizar debates sobre a relação entre gênero, etnia e educação por meio de diálogos, seminários, especialmente sobre a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 10.639/03. Haverá ainda exposição e apresentação étnico-cultural.

A abertura do seminário com uma Roda de Diálogo contará com a presença da professora do adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), Ana Cristina Juvenal da Cruz, que abordará o tema “A LDB 10.639/03 e os caminhos pedagógicos e educativos de sua efetivação”. A programação do período da manhã vai ocorrer das 8h às 11h30, na Unidade de Rio Tinto.

Já pela tarde, haverá a discussão do tema do seminário “A Presença da Mulher Negra no Vale do Mamanguape – desafios e perspectivas”. A programação começa às 16h, moderada pelo membro do Núcleo e estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI/UFPB), Marco Aurélio Paz Tella, no auditório do Campus em Mamanguape, com palestra da professora Ana Cristina Juvenal da Cruz da UFSCar.

Participarão da mesa de discussões nomes expressivos do movimento de mulheres negras como a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rio Tinto, Valdirene Maria dos Santos Rosas; professora  do Centro de Educação da UFPB, Iolanda Oliveira; e a professora e extensionista do Centro de Ciências Aplicadas  e Educação, Ana Margarida.

Ainda, na noite da terça-feira (26), a partir das 19h, no auditório do Campus de Mamanguape acontece a palestra: “Ações Referentes às Ações Afirmativas na Universidade”, com Ana Paula Romão, do corpo docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior do Centro de Educação da UFPB; apresentação Étnico Cultural  e exposição.

Detalhes da programação no endereço eletrônico do Centro de Ciências Aplicadas e Educação  www.ccae.ufpb.br; ou pelos telefones: (83) 3291-4500, 3292-9450.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo