Campus Litoral Norte recebe o Universidade Participativa

A sexta audiência do programa Universidade Participativa (UP) aconteceu nesta quarta-feira (08), no auditório do Centro de Ciências Aplicadas e Educação do Campus IV da UFPB na cidade de Mamanguape.

A Reitora Margareth Diniz abriu a audiência agradecendo a presença de todos e destacando a importância de eventos como o UP que tem a prioridade de debater os problemas de infraestrutura de cada Centro da UFPB. “Esta é uma data e uma oportunidade históricas para nós que fazemos a Administração Central da UFPB. Esta não é uma gestão de construção de prédios, mas sim uma gestão para dar vida aos prédios”, afirmou Margareth, sendo bastante aplaudida.

Em seguida o Pró-Reitor do Reuni, Gustavo Tavares apresentou o Universidade Participativa aos presentes explicando os pontos que formam todo o planejamento do programa. Além do planejamento, Gustavo Tavares demonstrou o resultado preliminar das principais demandas do UP. Biblioteca, bolsas de estudo, capacitação de servidores, compra de livros, acesso à internet, laboratórios, segurança estão entre os principais pontos que constam no questionário, o qual foi distribuído para que cada presente marcasse 3 prioridades.

O Pró-Reitor do Reuni destacou a relevância do UP que “tem uma metodologia participativa baseada em audiência pública para que toda comunidade universitária possa discutir o processo do próprio UP com a Reitora e toda sua equipe visando solução de problemas que se estendem por vários anos na Instituição”, disse.

Após a demonstração das metas do Universidade Participativa, o debate foi aberto aos presentes que tiveram a oportunidade de expor os problemas enfrentados em todo o Campus IV e puderam, também, reivindicar a solução deles. Alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape. que formam o Campus Litoral Norte, fizeram uso da palavra livremente.

Para Natiele Maria da Silva, aluna do 2º período de Ciências Contábeis, Mamanguape, “este é um momento em que temos a sensação que nossos problemas começam a ter uma solução. Esperamos que a nova administração, realmente, comece a resolver os problemas que enfrentamos no nosso Campus”, afirmou. Marcos Aurélio do 7º período de Hotelaria disse que “esse momento não seja único e se repita outras vezes, pois o direito de reivindicar soluções faz parte do processo de administração”.

Ao final do encontro a Reitora da UFPB agradeceu a participação de todos e falou da “satisfação pessoal pela oportunidade de debater os problemas da Instituição, mas acima de tudo de demonstrar que equipe que forma a Administração Central está empenhada em contar a melhor história da UFPB”.

Estiveram presentes ao UP do Campus IV, além da Reitora e do Pró-Reitor do Reuni, o Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante Thompson Oliveira, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Isaac Medeiros, a Pró-Reitora de Graduação Ariane Sá, o Diretor em exercídio do Campus IV Lusival Barcelos, o Pró-Reitor de Administração Clivaldo Araújo, Gualberto Filho representando a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Antônio Luis Gomes representante do Restaurante Universitário, Galdino Toscano Coordenador Multicampi e Virgínia Siqueira Coordenadora de Assistência à Saúde da UFPB.

Ascom Reitoria - Bob Vagner