Canne/NPD-PB promovem Curso de Roteiro em João Pessoa

A proposta é fazer com que os participantes conheçam o processo de criação e realização de um roteiro de cinema; ministrado pelo roteirista Hilton Lacerda

Dando continuidade à descentralização das ações de formação em audiovisual o Centro Audiovisual Norte Nordeste (CANNE), realizará em João Pessoa em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB), o curso de Roteiro Cinematográfico com o roteirista Hilton Lacerda de 28 de maio a 01 de Junho de 2012.

A proposta é fazer com que os participantes conheçam o processo de criação e realização de um roteiro de cinema e estruturas possíveis de um roteiro. Serão abordados temas como: métodos e utilização; o roteiro como peça que pode ou não ter um cunho literário, mas que, antes de tudo, seja um elemento técnico; a importância do argumento na estrutura do roteiro e sua função jurídica de autoria; o roteiro como condutor narrativo e produtivo do filme; a construção do ambiente como principal aspecto da narrativa; possibilidades do roteiro e possibilidades da produção: como nos adequamos ao tamanho do projeto.

O curso terá como estudos de casos os filmes Amarelo Manga, Árido Movie, Baixio das Bestas e A Festa da Menina Morta. Além de discussões sobre a abertura do filme Ensaio de Um Crime, de Luís Buñuel e análise do curta-metragem Superbarroco de Renata Pinheiro, entre outros.

O NPD, que faz a produção local do evento, está localizado no Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba e é constituído pela Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba (ABD-PB), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), UFPB, Secretaria da Cultura, Fundação José Lins do Rego (Funesc) e Paraiwa, e desenvolve ações no intuito de viabilizar, capacitar e articular a produção audiovisual do Estado. Integra a Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O Canne tem o objetivo de incrementar a formação especializada na área do audiovisual nas regiões Norte e Nordeste através de cursos gratuitos de curta duração ministrados por profissionais do setor com experiência prática e didática. Até hoje foram realizados 94 cursos gratuitos de curta duração nas regiões Norte e Nordeste capacitando quase 2000 alunos, profissionais do audiovisual,  professores e estudantes de cinema, comunicação e artes.

As inscrições para o curso são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 16 de maio, solicitando a ficha de inscrição pelo e-mail oficinasnpdpb@gmail.com (ou baixe aqui) e anexar currículo ou entregar pessoalmente na sala do Cine Banguê na Funesc/Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h às 21h.

Mais informações sobre o Canne: www.fundaj.gov.br

Mais informações sobre o NPD-PB: oficinasnpdpb@gmail.com

SERVIÇO:

CURSO DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO COM HILTON LACERDA

DATA:28 de maio a 01 de junho de 2012.

HORÁRIO:14h as 18h

INSCRIÇÕES:7 a 16 de maio de 2012

RESULTADO:23 de maio de 2012 (será enviado via e-mail a todos os inscritos selecionados e publicado no site www.abdpb.org.br)

VAGAS:20

LOCAL DO CURSO:

Espaço Cine Digital

Fundação Espaço Cultural

R. Abdia Gomes de Almeida, nº 800 - Tambauzinho

INCRIÇÃO:Gratuita. Deve preencher a ficha de inscrição solicitando pelo e-mail oficinasnpdpb@gmail.com e anexar currículo ou entregar pessoalmente na sala do Cine Bangue na Funesc/Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h as 21h.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais do audiovisual, professores e estudantes de cinema, comunicação, artes e literatura, além de dramaturgos e escritores e demais iniciados em roteiro.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Fazer parte do público alvo. Ter um roteiro ou argumento/sinopse de curta-metragem (originais) em andamento. Anexar à inscrição e levar no primeiro dia de aula, roteiro, argumento ou sinopse original para a construção de roteiros a serem trabalhados durante todo o curso.

SOBRE O MINISTRANTE:

Hilton Lacerda é roteirista dos filmes Baile Perfumado (1996), Amarelo Manga (2002), Árido Movie (2005), Baixio das Bestas (2006), em Cartola, Música Para os Olhos (2007), assinou sua primeira direção de longa metragem (roteiro e direção em parceria com Lírio Ferreira). Junto com Matheus Natchergaele, escreveu A Festa da Menina Morta, filme que participou do Festival de Cannes 2008 na mostra Un Certain Regard. Com o diretor Kiko Goiffman, escreveu o roteiro do FilmeFobia, lançado no Festival de Locarno 2008, Suíça. Desenvolveu para Cláudio Assis o roteiro do recém concluído Febre do Rato. Para a diretora Cecília Amado realizou o primeiro tratamento para a adaptação do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado. Também é roteirista do filme Augustas (adaptação do livro As Estratégias de Lilith, de Alex Antunes), com direção de Francisco César Filho.  No filme Tatuagem, em montagem, fez o roteiro com o qual marca sua estréia na direção de longa de ficção.

INFORMAÇÕES:

(83) 3211.6281 (Funesc), pelo e-mail oficinasnpdpb@gmail.com

ou na sala do Cine Bangue na Funesc/Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h as 18h.

CANNE:
E-mail: canne@fundaj.gov.br