CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia, em associação entre UFPB/UFRN.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quinta-feira (5) os resultados da apresentação de propostas de cursos novos (APCNs) acadêmicos e profissionais analisadas durante a 169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no mês de dezembro de 2016, em Brasília. Nesta reunião foi aprovado o Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGFON), em associação ampla entre Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em nível de mestrado acadêmico.

O PPGFON está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus de João Pessoa, e tem como objetivo geral capacitar recursos humanos para atuação qualificada na prática do ensino superior, na atuação profissional e em atividades de pesquisa relacionadas aos aspectos funcionais e aos componentes do processo de reabilitação em Fonoaudiologia. A aprovação do programa representa o surgimento de uma excelente oportunidade para os profissionais que atuam na região Nordeste e que até então necessitavam fazer longos deslocamentos em busca de formação stricto sensu em Fonoaudiologia ou se capacitarem em programas de áreas afins. Além disso, a oferta do mestrado em associação entre duas instituições sólidas e de relevante potencial na região Nordeste amplia as oportunidades de alcance do programa, que é pioneiro nesse formato na área de Fonoaudiologia no Brasil.

O PPGFON possui uma área de concentração denominada “Aspectos funcionais e reabilitação em Fonoaudiologia” e duas linhas de pesquisa intituladas “Voz e funções orofaciais: aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação” e “Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem”. O corpo docente é composto por 10 professores, sendo cinco de cada instituição associada. A publicação do edital de seleção está prevista para fevereiro deste ano, com início das aulas ainda no primeiro semestre deste ano.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7831.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria