CAPES aprova Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (MPPGAV), destinado, na sua maioria, a servidores técnicos administrativos da UFPB.
O MPPGAC é voltado para servidores técnicos administrativos das IFES no Estado da Paraíba, e tem como objetivo preparar o servidor técnico administrativo voltado para formação teórica sobre políticas públicas de gestão e avaliação da educação superior de modo a possibilitar oportunidades de reflexão crítica, produção e socialização de projetos inovadores e socialmente relevantes.
Com esta iniciativa espera-se propiciar uma melhora das práticas profissionais dos servidores tendo como desdobramento uma melhor qualidade dos serviços públicos (especialmente na UFPB e, por consequência, dos entes públicos com os quais esta se relaciona), afirma a coordenadora do Curso profa. Maria da Salete Barboza de Farias.
O Mestrado Profissional está vinculado ao Centro de Educação da UFPB e tem apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG), através do Pró-Reitor Isac Medeiros e da direção do CE, na pessoa do seu diretor, o prof. Wilson Aragão. O Curso atende a uma antiga demanda dos servidores por uma oportunidade de capacitação oferecida pela própria instituição. A profa. Margareth Diniz, Reitora da UFPB, declarou apoio incondicional à implementação e ao desenvolvimento do Mestrado.
Em 2011 a UFPB ofertou, de forma pioneira, a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Superior. Essa experiência dinamizou o desejo dos servidores e da própria instituição no encaminhamento da solicitação de oferta de um Mestrado Profissional. Desse modo a UFPB fornece novas oportunidades para qualificação e requalificação dos servidores, articulando a experiência no desenvolvimento de suas tarefas cotidianas.
O curso terá inicio ainda este ano. Inicialmente, serão ofertadas 40 (quarenta) vagas anuais, sendo 30 vagas destinadas aos servidores técnicos administrativo da UFPB e 10 (dez) para os servidores técnicos administrativo das duas outras instituições federais da Paraíba (UFCG e IFPB), na proporção de 05 (cinco) vagas para cada uma.