Capes disponibiliza novo acesso ao Portal de Periódicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu início a um projeto piloto de centralização do acesso ao conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos. Segundo Mônica Paiva, bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba e help desk do Portal de Periódicos da Capes/Região Nordeste, o objetivo do projeto é que o acesso ao conteúdo assinado seja iniciado pelo próprio Portal de Periódicos (periódicos, bases de dados e outras ferramentas de pesquisa). “Dessa forma, será dado o merecido crédito para as atividades que realizamos, deixando claro que o conteúdo que o pesquisador, professor ou aluno acessa é pago pela Capes”, ressaltou.

A help desk explicou que os pesquisadores só terão acesso ao conteúdo que o Portal de Periódicos assina através do próprio portal, ou seja, não será mais possível por meio de outras ferramentas, como Google e página da própria editora. “Entretanto, após o primeiro acesso pelo www.periodicos.capes.gov.br, o pesquisador poderá abrir outras janelas para navegação em revistas científicas, bases de dados e outras ferramentas, mas o acesso deve ser iniciado pelo site do Portal”, ressalvou.

O projeto foi iniciado de forma experimental com as seguintes instituições:

1.      Universidade Católica de Brasília – UCB

2.      Universidade do Estado do Amazonas - UEA

3.      Universidade Federal da Paraíba – UFPB

4.      Universidade Federal de Pelotas – UFPel

5.      Universidade de Brasília – UnB

6.      Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Mônica Paiva acrescentou que, a partir destas instituições, a Capes vai analisar o que precisa ser feito para que possa tornar esse acesso o padrão para todas as outras instituições que o Portal de Periódicos atende. Ela adiantou que ainda não há um prazo para iniciar essa centralização em outras instituições, pois ainda estão estudando o impacto desta alteração.

A seguir o passo a passo para acessar o conteúdo assinado pelo Portal:

•    Acessar o site do Portal: www.periodicos.capes.gov.br
    •    Selecionar o tipo de busca: Buscar base
    •    Digitar o nome da base de dados, Ex: Web of Science
    •    Clicar em “Enviar” e pesquisar normalmente na bd.

O telefone para contato é o (83)3216-7559.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho