CAPES e UFPB iniciam preparativos para Mestrado Profissional dos servidores

O Reitor em exercício da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Eduardo Rabenhorst, recebeu na manhã desta quarta-feira (26), no gabinete reitoria, a Comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A visita teve por intuito o reconhecimento e a autorização da iniciação do mestrado profissional para capacitação dos servidores da UFPB.

As professoras pertencentes a Comissão da Capes, Marília Marosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Marriúcia Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se reuniram com o Reitor, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros e o vice-diretor do Centro de Ciências Letras e Artes (CCHLA), Rodrigo Freire, para tratar da realização do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAVA).

A UFPB assumiu o compromisso de apoiar a realização do curso de Mestrado, oferecendo suporte na infraestrutura e também encontrando meios para que o servidor possa, exercendo suas funções, participar do curso, buscando sua capacitação. “É compromisso de campanha desta gestão apoiar a criação dos mestrados profissionais para seus servidores”, revelou o Reitor.

O Curso

O Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior, da Universidade Federal da Paraíba, tem por finalidade a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais na gestão e avaliação de políticas públicas, sendo destinado especificamente a servidores técnico-administrativo do quadro ativo da UFPB, com 30 vagas por ano.

Os objetivos específicos do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior são:

I - em relação aos discentes: oferecer oportunidade para aprofundamento e conhecimento profissional e acadêmico com vistas a sua aplicabilidade na atividade profissional desenvolvida nas IFES;

II - em relação aos professores: dar-lhes condições de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem à consolidação e à ampliação das linhas de pesquisa em que atuam;

III - em relação à instituição: fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma sistemática, através da institucionalização de linhas de pesquisa, permanentemente alimentadas por novos projetos, novos pesquisadores e pessoal qualificado.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3216-7559 ou pelo site http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/2012/Rsep13_2012.pdf onde se encontra a resolução do curso.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)