Capes inscreve para mestrado em produção cinematográfica

O programa é uma parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright e as bolsas têm validade de dois anos; inscrições podem ser feitas até o dia 18 de julho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu edital de seleção de bolsas para a realização de mestrado nos Estados Unidos, na Master of Fine Arts (MFA), na área de produção cinematográfica, com vistas à formação de roteiristas. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 18 de julho.

O candidato deve preencher um formulário, em inglês, disponibilizado no endereço www.fulbright.org.br. Nele, devem constar três cartas de referência e indicação de três instituições em que deseje realizar o mestrado. A instituição será escolhida dentre aquelas em que o bolsista for aceito.

De acordo com o edital, o candidato deve possuir também nacionalidade brasileira, ter concluído o ensino superior até a data de encerramento das inscrições, ter experiência na área de elaboração de roteiro, possuir proficiência em língua inglesa pela pontuação mínima no Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e não receber nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de pós-graduação stricto sensu.

Para a seleção os critérios escolhidos são: Qualidade e criatividade do argumento apresentado; tempo e qualidade de experiência profissional na área; qualificação e desempenho acadêmico; e potencial para futuras contribuições do candidato na área, no contexto da atividade profissional e da formação de outros profissionais no país.

Entre os benefícios, estão: Mensalidade no valor de US$ 1.150,00, com valor adicional de US$ 400,00 no caso de cidade de alto custo; pagamento da anuidade e taxas acadêmicas da universidade norte-americana; seguro saúde complementar, no valor de US$ 90 mensais; e auxílio deslocamento, que prevê o valor de US$ 1.604,00 ou passagem aérea de ida e de volta em classe econômica promocional.

Serão concedidas até três bolsas de estudo, com duração de até dois anos. No caso de bolsistas aprovados em programa de Fine Arts com duração de três anos, a extensão da bolsa por mais um ano será analisada pela Capes e pela Comissão Fulbright. O resultado será divulgado no mês de setembro de 2013 e as atividades serão iniciadas em agosto de 2014.

Mais informações pelo e-mail mfa2014@fulbright.org.brou pelo telefone (61) 3248-8615.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)