Capes lança edital para bolsas de doutorado em Cambridge

Programa incentiva estudantes brasileiros que queiram estudar em outros países; inscrições para as 25 bolsas disponíveis podem ser feitas até o dia 30 de agosto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital ofertando 25 bolsas de Doutorado Pleno na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo do programa é apoiar estudantes brasileiros que pretendem estudar em outros países, como também estreitar as relações bilaterais entre os dois países. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto.

Para participar, os interessados devem possuir os seguintes requisitos: nacionalidade brasileira; diploma de nível superior reconhecido e, preferencialmente, diploma de mestrado; não ter sido agraciado anteriormente com bolsas de estudos no exterior ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo; entre outros.

O candidato deverá apresentar sua candidatura a Capes, composta de pesquisa (em inglês), formulário (disponível em www.capes.gov.br, na página do programa “Doutorado Pleno em Cambridge”), histórico escolar da graduação e da pós-graduação, currículo do candidato (formato Lattes) e carta de aprovação pela Universidade de Cambridge.

A Capes será responsável pela seleção dos candidatos pré-aprovados pela Cambridge, em três fases, todas de caráter eliminatório.

Bolsas

O governo brasileiro irá custear, mensalmente, as despesas relativas à moradia e transporte local, além de auxílio-instalação, seguro-saúde e auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o trecho Brasil/Cambridge/Brasil. Já a Universidade de Cambridge isentará os bolsistas de anuidades e taxas escolares.

O edital pode ser conferido no endereço http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_052_2013_COT.pdf.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)