Capital sedia evento sobre desafios da indústria alimentícia

Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFPB festeja 35 anos de fundação durante o simpósio nacional, que vai ocorrer no Hotel Tambaú

O IV Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IV SICTA), que João Pessoa sedia desta quarta-feira  (21) até sexta-feira  (23), será aberto às 13h30, no Hotel Tambaú. A primeira palestra ocorre às 15h30, no Salão Paraíba, onde a professora Adriana Z. Mercadante (UNICAMP) falará sobre ‘Métodos para determinação da capacidade antioxidante de compostos bioativos - como escolher?’ Os desafios da indústria de alimentos para garantir a satisfação do consumidor compõem o tema central do evento.

Dentro da programação, o Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos, oferecido pelo Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), celebra 35 anos de criação em grande estilo nesta quinta-feira (22) e espera contar com o maior número possível de alunos egressos na comemoração.

Resultado de uma parceria entre a secretaria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e o Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA) do CT, o IV SICTA tem o propósito de promover a troca de conhecimentos científicos, empresariais e acadêmicos dos participantes, com a realização de minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de todo o Brasil. As edições anteriores ocorreram em Salvador-BA (2009), Aracaju-SE (2010) e Recife-PE (2011).

A indústria de alimentos, conforme material de divulgação (www.sicta2012.com.br) do Simpósio, tem consciência de que seu público alvo exige não apenas o atendimento da segurança alimentar, mas também a satisfação de suas expectativas sensoriais. Para atingir esses objetivos, “toda a estrutura de produção e processamento de alimentos precisa estar interligada, observando-se os princípios fundamentais de toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a comercialização”.

Aniversário do Curso– A Coordenação de Engenharia de Alimentos espera contar com a presença do maior número possível de profissionais formados pelo curso desde sua criação, na celebração do aniversário de 35 anos que acontecerá neste dia 22, a partir das 17h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, dentro da programação do IV SICTA. É necessário que o aluno egresso faça seu cadastro no grupo ufpb_alimentos@yahoogrupos.com.br e envie mensagem para ccea@ct.ufpb.br.

Terceiro curso do tipo a surgir no Brasil, o de Engenharia de Alimentos do CT/UFPB passou recentemente por um processo de atualização curricular, com a finalidade de enfrentar os novos desafios do mundo em relação aos avanços da tecnologia e ciência de alimentos.

Criado em 1977, o curso foi reconhecido dois anos depois (1979) através da Portaria Ministerial nº 1.199. Atualmente, incorpora 30 novos universitários em duas entradas anuais e dispõe de Empresa Júnior, a Engaja, associação civil formada por seus alunos, sem fins lucrativos.

Mais informações no portal www.sicta2012.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom CT